Fumas apresenta panorama à secretária nacional
Publicada em 20/04/2013 às 14:09A secretária nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, esteve na tarde desta sexta-feira (19) em Jundiaí. Ela participou de dois compromissos. O primeiro, promovido pela superintendência regional da Caixa Econômica Federal, reuniu prefeitos das 29 cidades ligadas à instituição financeira. O segundo foi uma reunião técnica com o prefeito Pedro Bigardi, no Paço Municipal, para a apresentação de projetos de urbanização dos principais núcleos de submoradia de Jundiaí.
Mais
Campanha contra a gripe aposta no ‘Dia D’
Prefeito tem sinal verde para a terceira UPA
Coordenadoria da Mulher busca parcerias para ações nos bairros
O superintende da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), Rodrigo Mendes Pereira, e equipe apresentaram à secretária Inês Magalhães as principais dificuldades no projeto de urbanização para o Jardim São Camilo.
A secretária conheceu todos os detalhes, juntamente com os secretários Paulo Roberto Galvão (Finanças) e Daniela da Câmara (Planejamento), Wagner Soares (chefe de Gabinete) e o superintendente da Caixa, Henrique Carlos Parra Parra.
Rodrigo explicou que o projeto apresentado na gestão anterior é inviável tecnicamente, pois não houve diálogo com a população.
“Os moradores não foram ouvidos e isto é importante, pois eles criaram vínculos com o local. Agora, visamos a integração das secretarias de Planejamento, Finanças, Obras, entre outras, para que a melhor solução seja viabilizada.”
O projeto, segundo Rodrigo, está sendo refeito, preservando o maior número de moradores na área e com atenção na mobilidade para auxiliar na entrada de equipamentos e serviços públicos, como acesso de caminhão de coleta de lixo e circulação de ambulância. Serão construídas, na primeira fase, 400 unidades na área de reassentamento, sendo que o número total de unidades chegará a 1.260 unidades.
Evento
No encontro da Caixa Econômica Federal, realizado em um hotel às margens da rodovia Anhanguera, participaram os secretários municipais José Carlos Pires (Casa Civil), Paulo Roberto Galvão (Finanças), Daniela da Câmara (Planejamento), Marilena Negro (Assistência Social), Rodrigo Mendes Pereira (Fumas) e prefeitos das cidades que fazem parte da regional da Caixa.
A abertura foi realizada pelo superintendente da instituição financeira, Henrique Parra Parra, que destacou a preocupação em direcionar os recursos públicos para que a habitação chegue até as famílias que tem renda de até três salários mínimos.
O prefeito Pedro Bigardi ressaltou que “em Brasília, os prefeitos conheceram a dinâmica do Ministério das Cidades e o trabalho da secretária Inês Magalhães, que é muito acessível ao diálogo. É com satisfação que recebemos todos aqui em Jundiaí”.
No encontro, Inês Magalhães apresentou os detalhes do andamento do programa “Minha Casa, Minha Vida”, realizado em parceria com a Caixa.
Por Édi Gomes
Foto: Alessandro Rosman
-
13/06/2024
Biblioteca comunitária recebe doação de livros e será aberta ainda em junho no Jardim Fepasa
-
08/06/2024
Emoção marca a entrega de 340 escrituras no Jardim Novo Horizonte
-
26/04/2024
Habitação social: Jundiaí será contemplada com mais 200 novas unidades via CDHU
-
22/04/2024
Jundiaí vai ganhar 300 novas unidades habitacionais de interesse social
Baixe as fotos desta notícia na resolução original