Hospital Psiquiátrico é demolido
Publicada em 10/07/2013 às 12:01O local que já foi palco de histórias dramáticas de famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social ganha agora um ponto final em sua história. O antigo Hospital Psiquiátrico, na região do Jardim Tamoio, assim como casas no entorno, está sendo demolido e dará espaço a aproximadamente 400 unidades habitacionais e equipamentos públicos.
Mais
Jundiaí vai sediar os Jogos Regionais de 2015
Prefeitura confirma compromisso de cidade democrática
Na tarde desta sexta-feira (5), o superintendente da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), Rodrigo Mendes Pereira, o diretor técnico, Lázaro Aparecido da Silva Ribeiro, e a diretora de Habitação, Tatiana Reis Pimenta, visitaram o local e acompanharam a demolição. De acordo com Rodrigo, a previsão é de que o trabalho termine em 40 dias.
“Esta é uma fase simbólica de todo o processo de reurbanização dessa região. Essa demolição representa um novo passo”, avalia Rodrigo. Segundo ele, o projeto formatado pela administração anterior previa um parque no local. “Nós revertemos isso para um projeto de habitação com equipamentos públicos.”
A proposta vai beneficiar as famílias do Jardim Tamoio, Baixada do Paraná e que estão em área de risco do Núcleo Balsan. “Estamos ouvindo a comunidade, que participará de todo o processo”.Parte das 400 unidades habitacionais será em prédios e outra em casas. “A construção será realizada com recursos da Prefeitura e do programa Minha Casa Minha Vida.” Além de equipamentos públicos, Rodrigo frisa que também está prevista área comercial e espaço para reciclagem. “Essas demandas vieram dos próprios moradores.”
Ele ressalta que ainda neste ano, um novo projeto de configuração do sistema viário será desenvolvido para aquela região. Está prevista um acesso ligando a rua Adamantina à entrada do residencial Tupi. O alargamento das ruas Carlos Ângelo Mathion e da Mina e uma interligação da rua lateral do residencial Tupi com a Avenida Antônio Frederico Ozanam.
Hospital
A área do antigo hospital psiquiátrico foi invadida na década de 1990. Em 2012, cerca de 300 famílias que moravam no prédio, em condições precárias, foram retiradas dali. Parte foi beneficiada com o auxílio-aluguel e outras hoje moram em apartamentos no Residencial Tupi I, II e III.
Atualmente, ainda há no entorno do hospital 96 famílias e oito comércios. Dessas, 71 famílias seguem no local por conta de medida judicial de manutenção de posse. “Já estamos negociando de forma transparente e respeitosa para que todos saiam dali definitivamente.”
Por Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio
-
13/06/2024
Biblioteca comunitária recebe doação de livros e será aberta ainda em junho no Jardim Fepasa
-
08/06/2024
Emoção marca a entrega de 340 escrituras no Jardim Novo Horizonte
-
26/04/2024
Habitação social: Jundiaí será contemplada com mais 200 novas unidades via CDHU
-
22/04/2024
Jundiaí vai ganhar 300 novas unidades habitacionais de interesse social
Baixe as fotos desta notícia na resolução original