Pessoa com Deficiência: ação realiza atividades em sindicatos

Publicada em 24/07/2013 às 17:55

Nesta quarta-feira (24) a Lei Federal 8.213, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e de outras providências, completa 22 anos. Mas, apesar da idade, ainda não atingiu a plenitude dos objetivos.

Mais
Instituto Federal: consulta pública será na sexta (26)

Programa de Metas é apresentado aos conselheiros

Seu artigo 93, por exemplo, não é cumprido da forma ideal. Isso porque, apesar de as empresas brasileiras com mais de 100 empregados estarem obrigadas a preencher de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência, acabam contratando número bem menor do que o estabelecido.

Reinaldo Fernandes: “Busca de equilíbrio entre pessoas e empresas”

Reinaldo Fernandes: “Busca de equilíbrio entre pessoas e empresas”

Ainda nesta semana, integrantes da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência percorrerão vários sindicatos de trabalhadores da cidade, entregando material de divulgação, um folheto alusivo à questão destacada.

“Essa lei já é até maior de idade”, brincou Reinaldo Fernandes, responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. “Mas, de fato, ela tem pouco mais de 5 anos, considerado aqui o tempo em que a discussão sobre o cumprimento ganhou maior intensidade”, completou.

Fernandes explica que “em todo o País, as empresas até abrem vagas para deficientes, mas, não os contratam. Alegam falta de qualificação”, comentou. “Por outro lado, as pessoas com deficiência reclamam que as empresas precisam abrir vagas adequadas às suas necessidades. E aí estão os dois principais focos do trabalho de nossa coordenadoria, nesse sentido. Estamos buscando o equilíbrio entre esses dois lados. É necessário destacar que a lei parece, mas não é um privilégio a ninguém. Ela é, isso sim, parte do processo de inclusão social”.

Colóquio
Fernandes antecipou que, para a busca do equilíbrio entre empresas e pessoas com deficiência, a Coordenadoria terá como instrumento inicial o 1º Colóquio – A Lei de Cotas no Mercado de Trabalho. “No dia 30 de agosto, vamos realizar o primeiro colóquio sobre a Lei de Cotas, em Jundiaí. Queremos discutir com pessoas com deficiência, empresários, profissionais de Recursos Humanos e a sociedade civil, tudo sobre o que envolve o tema e sempre em busca desse equilíbrio necessário”, disse o coordenador.

Currículos
Outro ponto destacado por Fernandes dá conta do recebimento e encaminhamento de currículos de pessoas com deficiência. Os interessados podem encaminhá-los ao e-mail refernandes@jundiai.sp.gov.br ou pessoalmente, no Paço Municipal, avenida Liberdade S/N, 8º andar, Ala Norte. De acordo com o coordenador, todos os currículos recebidos serão encaminhados ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), ao Grupo de Inclusão Social, ao Ministério do Trabalho e Emprego e às várias empresas de Jundiaí e região.

Por Jesus dos Santos
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/07/24/pessoa-com-deficiencia-acao-realiza-atividades-em-sindicatos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original