Emoção marca abertura da Semana Municipal do Idoso
Publicada em 18/09/2013 às 18:23Em um evento carregado de emoção, foi aberta na manhã nessa quarta-feira (18) a 16ª Semana Municipal do Idoso, que tem uma vasta programação em Jundiaí. Com o lançamento de uma revista comemorativa dos 15 anos de criação do Conselho Municipal do Idoso (Comid) e de um guia educativo de cuidados com os idosos, editado em parceria com a Polícia Militar, a cerimônia no Complexo Argos resgatou a importância do evento.
Mais
Confira a programação completa
Acesse o site da 16ª Semana Municipal do Idoso
“Temos uma agenda importante para avançar com a revisão de leis relativas aos idosos e a criação do fundo municipal do setor. E ainda temos que lembrar em outubro do aniversário também do Estatuto do Idoso”, afirmou o prefeito Pedro Antonio Bigardi, reforçando a disposição da Prefeitura em retomar valores de relações humanas e convidando os participantes também para a Feira da Amizade.
Com 20 páginas, a revista produzida pela Secretaria Municipal de Comunicação Social enfoca personagens e histórias desses 15 anos de realizações do Comid. “É um orgulho muito grande poder desenvolver essa revista em parceria com a Coordenadoria do Idoso. Trata-se de uma homenagem ao Conselho Municipal e à população idosa de nosso município”, declarou o secretário Cristiano Guimarães.
O promotor público Flamínio Silveira lembrou que acompanha o trabalho do Comid desde o início das atividades. Demais secretários municipais e vereadores também prestigiaram o evento.
Direitos
Com os setores de Saúde e Assistência Social entre os mais importantes para a busca dos direitos dos idosos, a titular da Coordenadoria Municipal do Idoso, Cláudia Sartori, lembrou que o tema tem entrado de maneira transversal no governo. E citou o apoio da Secretaria de Esportes aos idosos que participaram de recentes jogos.
“A estimativa é que temos 53 mil idosos hoje em Jundiaí, passando daquele que aos 80 anos participa de esportes até outro que aos 60 anos está acamado. É bastante diversa a situação”, afirmou.
No meio do público que prestigiou o evento havia até mulheres octagenárias se orgulhando da apresentação de violões que estavam preparando para o baile deste sábado no Centro de Referência do Idoso (Criju).
“Estamos vendo um momento onde não adiantam apenas leis, é preciso mudar a cultura relativa ao idoso”, afirmou João Carlos Martinelli, um dos palestrantes do evento ao lado de Álvaro Zomignani.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio
-
09/08/2022
Esporte abre mais de 110 inscrições do Projeto Bailando para o público acima dos 60 anos
-
06/10/2016
Idosos encenam ‘homenagem’ a Maria dos Pacotes na quinta-feira (20)
-
27/09/2016
Complexo Fepasa abre mostra fotográfica de idosos ‘Revelando Histórias’
-
23/09/2016
Semana do Idoso estende período de atividades
Baixe as fotos desta notícia na resolução original