Semana do Idoso é celebrada no Retiro

Publicada em 23/09/2013 às 18:28

Com uma centena de participantes, as atividades da XVI Semana do Idoso chegaram nesta segunda-feira (23) à Unidade Básica de Saúde (UBS) Retiro, que promoveu no salão comunitário da paróquia São José Operário uma palestra sobre iridologia. O evento contou na abertura com a coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori, e com o secretário Cláudio Miranda, da Saúde.

Mais
Cepai também comemora a 16ª Semana do Idoso

Bom público nos eventos da Semana do Idoso

Bom público nos eventos da Semana do Idoso

“Como costumo dizer, cuidar dos direitos dos idosos é cuidar de seu próprio futuro”, afirmou a enfermeira Clarinda Torres Mascena, especializada em geriatria e multiplicadora do tema na rede municipal.

Para Cláudia Sartori, apenas os eventos realizados de quarta-feira (18) a domingo (22) reuniram mais de 500 pessoas entre teatro, bailes e concursos de miss e mister da terceira idade. “É uma adesão muito bonita e ainda temos muitos eventos que estão sendo promovidos pelas unidades de saúde”, comentou.

Nesta segunda-feira (23), além da atividade da UBS Retiro, também houve abertura de exposição de fotos sobre a história do bairro organizada pela UBS Eloy Chaves. E outras 18 atividades se espalham por oito unidades de saúde até sexta-feira (27).

“A rede de saúde é muito ativa e todos nós sabemos que o papel do idoso na comunidade vai ser cada vez maior, inclusive em proporção. E um viés do governo é o cuidado com as pessoas”, explicou o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.

Ao transmitir a solidariedade do prefeito Pedro Bigardi aos eventos, o secretário lembrou que entre os planos do primeiro semestre apenas o novo pronto-atendimento do bairro (o PA Retiro 24 Horas) atrasou por causa do diálogo mantido com a comunidade.

“Como a primeira opção para mudança da unidade de saúde não foi bem aceita na comunidade, recomeçamos os planos. Não temos receio de refazer algo por causa do diálogo”, explicou, ao prever a mudança ainda neste ano.

O evento de abertura contou com moradores ilustres do bairro como a dona Maria da Conceição Silva, de 90 anos de idade, e também do vereador Rafael Purgato.

Veja a programação completa

Visitantes e organizadores com dona Maria da Conceição: memórias do Retiro

Visitantes e organizadores com dona Maria da Conceição: memórias do Retiro

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/09/23/semana-do-idoso-e-celebrada-no-retiro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original