Campanha de orientação de trânsito percorre a cidade

Publicada em 09/10/2013 às 17:47

Ainda dentro da campanha recém-lançada pela Prefeitura, “Não Brinque no Trânsito”, uma equipe da Secretaria de Transportes está percorrendo escolas, comércios, empresas e outros pontos de grande concentração de pessoas para levar informações sobre ações preventivas no trânsito. Iniciada no dia 1º de outubro, a iniciativa deve visitar, até o fim de outubro, cerca de 60 locais.

Mais
Praça de lazer do Almerinda Chaves inaugura dia 19

Neste domingo (13) tem ‘Trançando Arte Brasil’

O agente Vagner explica aos alunos como funciona o monitoramento do trânsito na cidade

O agente Vagner explica aos alunos como funciona o monitoramento do trânsito na cidade

A campanha faz parte do Programa de Humanização do Trânsito (PHT), da Secretaria de Transportes, e precede o início da operação dos novos equipamentos de fiscalização de trânsito – avanço semafórico, parada sobre a faixa de pedestres, conversão proibida e velocidade.

Nesta quarta-feira (9), foi a vez da Faculdade Pitágoras receber a equipe da Setransp. O objetivo da campanha “Não Brinque no Trânsito” é despertar nas pessoas a importância de tornar as ruas menos perigosas, respeitando os limites de velocidade e contribuindo para reduzir os acidentes.

O tema é explorado por meio de exposição de material sobre índices de acidentes, atualização das informações sobre monitoramento do trânsito local e, ainda, distribuição de um folder criado pela Secretaria de Comunicação Social.

Interesse
O agente de trânsito Vagner Aparecido é quem acompanha o evento nessa programação. Segundo ele, o que se percebe é um interesse muito grande de pessoas que ainda não têm habilitação para dirigir. “Dá para perceber que eles querem fazer tudo direitinho, perguntam bastante sobre muitas coisas”, diz.

Vagner: “Lidar com os adolescentes é muito mais fácil”

Vagner: “Lidar com os adolescentes é muito mais fácil”

A colega de Silvana Domingos, da Divisão de Educação e Estatística do Trânsito, também concorda que a educação de trânsito a partir da infância surte resultados mais eficazes. “As crianças são multiplicadoras daquilo que aprendem na escola ou nas ações específicas, como a que estamos desenvolvendo hoje”, diz.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, realizada em setembro, o secretário de Transportes, Dinei Pasqualini, apresentou dados preocupantes. No Brasil, cerca de 44 mil pessoas perdem a vida no trânsito por ano e Jundiaí quer ajudar a reduzir esse número. “Só vamos conseguir isso se cada um de nós assumirmos nossas responsabilidades. Não há mais espaço para o álcool e a direção, para a alta velocidade, para os rachas ou para o descumprimento da legislação”, comentou na ocasião.

Na Pitágoras, a ação segue até a sexta-feira (11).

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/09/campanha-de-orientacao-de-transito-percorre-a-cidade/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original