Brigadistas da Prefeitura fazem nova capacitação

Publicada em 21/10/2013 às 16:46

Sessenta servidores que compõem a Brigada de Incêndio da Prefeitura de Jundiaí participam de um curso de formação para conhecimento e atualização de informações relacionadas ao atendimento de emergências. Os brigadistas serão divididos em duas turmas, que terão aula teórica e um treinamento prático por um período de 8 horas, nos dias 23 e 29 de outubro.

Mais
Projeto de reestruturação de Finanças chega à Câmara

Carlos e Reinaldo exibem a camisa utilizada pelos brigadistas

Carlos e Reinaldo exibem a camisa utilizada pelos brigadistas

De acordo com o engenheiro de segurança Reinaldo de Souza e Silva e o técnico de segurança Carlos Henrique Lúcio, ambos da Secretaria de Recursos Humanos e coordenadores da brigada da Prefeitura, os 60 integrantes representam as mais diversas secretarias e órgãos externos da administração. Neste ano, o número foi ampliado, sendo que antes eram 42 e agora são 60 – todos voluntários. “É um contingente que pode ser ampliado ainda mais, dependendo das necessidades”, explica Reinaldo.

Os brigadistas são convocados para atuar em eventos de grande concentração de pessoas nos espaços públicos, como o Parque da Uva, por exemplo. Caso haja necessidade, eles também têm condições de agir em uma situação de emergência, como focos de incêndio ou outra ocorrência, seja no Paço Municipal ou em quaisquer outros espaços da administração.

“Mas as informações e o conhecimento que possuem ficam para sempre. Caso haja necessidade em algum momento, isso vai auxiliá-los quando se depararem com algum sinistro. Eles sabem como lidar com a emergência e isso não diz respeito somente ao local de trabalho”, comenta Reinaldo.

Parceria e ampliação
Reinaldo e Carlos informam ainda que, graças a uma nova parceria com o Corpo de Bombeiros, o contingente da Brigada de Incêndio da Prefeitura deverá ser ampliado em breve, com a participação de servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das escolas e creches da rede. “Estamos elaborando uma nova turma, de forma a ampliar o número de voluntários”, explica Reinaldo.

Já os que fizerem o curso nos dias 23 e 29 de outubro vão receber certificado conforme a Instrução Técnica 17, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

O que é
As Brigadas de Incêndio são grupos de pessoas previamente treinadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência.

Em geral, elas estão treinadas para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes. Além disso, nas operações em eventos, os brigadistas trabalham com uma camisa personalizada, para serem mais facilmente identificados.

Durante o treinamento, técnicas de combate a incêndios

Durante o treinamento, técnicas de combate a incêndios

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Alessandro Rosman e divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/21/brigadistas-de-incendio-da-prefeitura-fazem-nova-capacitacao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original