Programa de Pré-Aposentadoria forma mais um grupo

Publicada em 12/11/2013 às 15:28

Conquistar a merecida aposentadoria é o sonho de muita gente. Contudo, quando você está perto de atingir essa meta, como fica o emocional? Pode parecer estranho, mas esse sentimento de incerteza toma conta da maioria das pessoas. Por isso mesmo, a Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura tem buscado auxiliar os servidores que estão a pelo menos 3 anos de se aposentar.

Ao final, uma foto com todo o grupo

Ao final, uma foto com todo o grupo

É o Programa Pré-Aposentadoria, que consiste em uma preparação de 11 semanas. Por meio de palestras sobre diversos temas, o servidor começa a entender que a aposentadoria é tão somente o fim de uma jornada. “É uma parte da nossa vida em que a gente pode mudar, tentar algo novo ou simplesmente começar a curtir a liberdade de não ter mais que cumprir horários de entrada e saída”, comenta a secretária Mary Fornari Marinho. No entanto, é preciso saber utilizar esse tempo de sobra, procurando outras formas de ocupação que possam ser tão prazerosas como foi o convívio nos ambientes de trabalho.

O PPA faz isso muito bem. Tanto que o número de participantes é sempre maior a cada edição. A última foi encerrada segunda-feira (11), com 24 servidores. Alguns recém-aposentados, outros faltando pouco para isso. Ao final dos encontros, essa mudança de vida ganha novas perspectivas. Como a cozinheira Luíza Toldo Dunder, que confessou um certo medo com a depressão. “Depois de tantos anos convivendo com crianças, com amigos de trabalho, perder tudo isso me assustava”, disse.

Foi durante os encontros que Luíza entendeu que aposentar-se nada mais é do que mudar a rotina. Os amigos continuam e podem ser visitados a qualquer tempo. A diferença está em ter a possibilidade de “encarar” algo novo. Pode ser um curso, uma ocupação com geração de renda ou, se preferir, fazer todos os passeios com que sempre sonhou mas não havia tempo para isso.

A diretora de Recursos Humanos, Rosana Meluzzi, participou do encerramento desse último grupo e se colocou como exemplo de que a aposentadoria não segura as pessoas em casa. “Eu mesma sou aposentada e estou aqui, com um novo desafio na minha vida”, comentou. Segundo ela, as pessoas acabam entendendo que é muito difícil ficar sem nada para fazer. “E as novas atividades podem ser muito prazerosas, também”, disse.

Elogio
A equipe da Divisão de Serviço Social e Benefícios, representada pela chefe Sivone Caetano Vilella e pela assistente social Regina Stella Yhan, foi elogiada pela forma como tem conduzido as edições do PPA.

A futura aposentada Maria Aparecida Gibrail Marcondes comentou que o fato de o programa ser realizado durante o período em que o servidor ainda está em atividade é muito bom. “Dá tempo de assimilar tudo o que o programa oferece, a gente começa a se preparar”, comentou a funcionária.

O último encontro foi festivo e contou com um café e, em seguida, uma caminhada pelo Jardim Botânico. Cada um recebeu um CD com fotos e depoimentos colhidos durante os encontros e um livreto com as fotos de cada um dos servidores. “Uma lembrança dessa convivência tão gostosa”, resumiu Sivone.

Cada servidor recebeu uma lembrança

Cada servidor recebeu uma lembrança

Alcir de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/12/programa-de-pre-aposentadoria-forma-mais-um-grupo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original