Conferência da Juventude elege conselho

Publicada em 10/12/2013 às 14:00

Com muitas atividades, debates e uma eleição, a Conferência Municipal da Juventude movimentou o Complexo Fepasa-Fatec no último sábado (7). Segundo a coordenadora da Juventude, Narrinam Camargo, mais de 200 pessoas participaram do evento, durante todo o dia. O auge do evento foi a eleição dos 14 representantes da sociedade civil que vão integrar o Conselho Municipal da Juventude.

MAIS
Veja as fotos do evento
Semana Nacional de Conciliação tem apoio da Prefeitura

O prefeito Pedro Bigardi participou da cerimônia de abertura da Conferência

O prefeito Pedro Bigardi participou da cerimônia de abertura da Conferência

“O mais importante foi a pluralidade de movimentos que participaram da Conferência. Proporcionamos um ambiente de debate e de interação entre os jovens”, comemora Narrinam.

Destaque para a participação dos jovens da torcida organizada Gaviões da Fiel, da Ujes (União da Juventude Estudantil Secundarista), do Diretório Acadêmico da Fatec, da União da Juventude Socialista e de diversos partidos políticos, além de representantes de segmentos religiosos e da comunidade negra.

A coordenadora destaca ainda o apoio da Prefeitura na organização, além da presença do prefeito Pedro Bigardi e de vários secretários municipais no evento. “Isso marca a nova visão do poder público em relação às políticas transversais.”

A coordenadora Narrinam Camargo destacou a pluralidade de movimentos

A coordenadora Narrinam Camargo destacou a pluralidade de movimentos

O prefeito Pedro Bigardi lembrou que este ano a Prefeitura já promoveu algumas conferências importantes, como a da Cidade e da Igualdade Racial, além da Regional do Meio Ambiente. “É um momento importante para a articulação das políticas públicas. Precisamos estimular os jovens a participar mais e de forma efetiva”, destacou o prefeito, lembrando a importância da reestruturação do Conselho da Juventude.

Debates
Durante a conferência, a Coordenadoria da Juventude apresentou um documento-base para ser discutido, com propostas em diversas áreas, como educação, esportes e empregabilidade, um dos assuntos mais debatidos. “Mas nossa grande bandeira será a revisão da legislação de políticas para juventude. A Lei Orgânica, por exemplo, não tem a palavra juventude”, destaca Narrinam.

A Coordenadoria também garantiu a acessibilidade da conferência, que foi realizada em local acessível para deficientes, e disponibilizando intérpretes de libras e o documento-base em braile.

O evento também contou com diversas interações culturais, como a oficina de grafite ao ar livre, um dos espaços mais disputados durante a conferência.

Mas a grande atividade da Conferência foi a eleição para a escolha dos novos integrantes do Conselho Municipal da Juventude. “Pela primeira vez os conselheiros representantes de segmentos e da sociedade civil foram eleitos. É uma vitória também”, diz a coordenadora. Nos próximos dias, os 10 representantes do Poder Público serão indicados pelo prefeito, totalizando 24 conselheiros.

Conheça os novos conselheiros!

Por Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/10/conferencia-da-juventude-elege-conselho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original