Vigilantes do Peso auxilia na qualidade de vida dos servidores

Publicada em 13/12/2013 às 19:11

Cada vez mais as pessoas se dão conta de que o peso corporal é uma questão de saúde, muito mais do que de estética. Com objetivo de oferecer uma opção para melhorar a qualidade de vida do servidor, a Divisão do Serviço Social e Benefícios, da Secretaria de Recursos Humanos, lançou há algum tempo um programa de auxílio para aqueles que desejam perder os quilos a mais.

Durante os encontros, o grupo se auxilia mutuamente

Durante os encontros, o grupo se auxilia mutuamente

Nessa missão, a divisão conta com a parceria da instituição Vigilantes do Peso, que concluiu um grupo, recentemente, com a participação de 27 servidores. A próxima turma, que começa em janeiro de 2014, já conta com pelo menos 30 inscritos. Segundo a chefe da Divisão do Serviço Social e Benefícios, Sivone Caetano Villela, o objetivo é dar apoio àqueles que, voluntariamente, querem melhorar as condições físicas e de saúde. “Muitas vezes, a pessoa acima do peso tem sua disposição reduzida”, avalia Sivone.

Algumas pessoas, para tentar manter as medidas alcançadas após passar por um processo de emagrecimento, costumam modificar a rotina. No entanto, essa ideia é equivocada. De acordo com Renata Minuzzi, supervisora da Vigilantes do Peso e uma das responsáveis pelo atendimento ao grupo de servidores da Prefeitura, o que determina a manutenção do novo peso é a disciplina e não o distanciamento dos alimentos.

“O que nós passamos durante os 12 encontros são orientações sobre os alimentos que podem ou não trazer de volta os quilos perdidos”, explica. Além disso, o processo não envolve só a questão alimentar, necessitando também do complemento com alguma atividade física. “Seguindo os passos, de maneira correta e com muita disciplina, vamos ter respostas positivas”, avalia a supervisora.

Perdidos
Os 27 servidores que participaram do último grupo conseguiram chegar ao final com exatos 137,5 quilos a menos, na soma de todos eles. Em média, cada participante perdeu 5 quilos durante o processo.

Esse tipo de cálculo ajuda a explicar a importância das pessoas assumirem compromissos, não apenas consigo mesmas, mas com os demais também. Pode até ser que alguém apareça no próximo encontro mais gordo do que quando saiu, mas nem por isso vai ser considerado rebelde ou se sentirá isolado. “Ao contrário, ao juntar-se ao grupo vai conseguir retomar o compromisso”, diz.

Renata explica que emagrecimento saudável é aquele no qual a pessoa consegue perder até um quilo por semana. Não precisa pressa, pois o corpo também vai comungar desse processo, adaptando-se, igualmente, aos poucos. “Porém, é fato que o grupo que frequenta mais as sessões acaba por emagrecer mais também”, adverte.

Curiosidades
Em um balanço apresentado à Divisão do Serviço Social da Secretaria, a equipe do Vigilantes do Peso anotou algumas curiosidades, que servem como uma espécie de balanço do trabalho com o grupo.

Número de pessoas que frequentaram oito ou mais semanas: 21
Emagrecimento (soma do peso) do grupo que frequentou oito ou mais semanas: 104,3 quilos
Média do emagrecimento do grupo que frequentou oito semanas ou mais: 4,97 quilos
Número de pessoas que frequentou sete ou menos semanas: 6
Emagrecimento (soma do peso) do grupo que frequentou sete ou menos semanas: 28,1 quilos
Média do emagrecimento do grupo que frequentou sete semanas ou menos: 4,68 quilos

1º maior emagrecimento:
Quanto emagreceu? 9,4 quilos
Faltou alguma vez? Uma
Se faltou, voltou mais magro (continuou no programa) ou engordou? Engordou
O que diz do seu aprendizado? Conseguiu mudar os hábitos da família toda, inclusive irá preparar uma ceia de Natal mais “magra”? Sim
Bebe mais água nos intervalo das refeições? Sim
Come verduras e frutas que antes não havia experimentado? Sim
Faz exercícios com mais regularidade? Sim
Mais alguma modificação importante? Ela e a filha fizeram o programa; ela conseguiu mudar também os hábitos do marido

2º maior emagrecimento:
Quanto emagreceu? 9,3 quilos
Faltou alguma vez? Uma
Se faltou, voltou mais magro (continuou no programa) ou engordou? Emagreceu
O que diz do aprendizado? Mudou muito todos os hábitos e aprendeu fazer melhores escolhas. Sim
Bebe mais água nos intervalo das refeições? Sim
Come verduras e frutas que antes não havia experimentado? Sim
Faz exercícios com mais regularidade? Sim

Por Alcir de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/13/vigilantes-do-peso-auxilia-na-qualidade-de-vida-dos-servidores/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original