Com seminário, tem início a “revolução das bengalas”
Publicada em 17/03/2014 às 19:26O Celmi (Centro de Educação e Lazer para Melhor Idade), entidade que funciona dentro do Complexo Cultural Fepasa, abriu nesta segunda-feira (17) o seminário Envelhecimento & Cidadania com uma grande adesão de público para as palestras que seguem até a próxima sexta (21), com show musical de encerramento apoiado pela Secretaria de Cultura.
“O evento é parte de um projeto maior, que chamamos de revolução das bengalas”, explicou a escritora Sônia Cintra, mediadora das mesas de conversa. A titular da Coordenadoria Municipal do Idoso, Cláudia Sartori, esteve presente e levou uma mensagem de apoio aos movimentos de valorização dos idosos enviada pelo prefeito Pedro Bigardi. Ela também lembrou de pontos como a criação do fundo específico para o tema e a retomada da Semana do Idoso.
Um público estimado em 200 pessoas lotou o auditório usado pela entidade, ao lado da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social). Para o professor Douglas Tufano, participante do centro há 10 anos, tópicos como qualidade de vida, cidadania e cultura passaram a fazer parte do repertório dos idosos. “A gente começou pensando em cursos rápidos, mas a exigência de aprofundamento veio de todos”, comentou.
A mesa inicial, sobre emoções, contou com Emilce Naline, Marilzes Petroni e Silvana Baptista. A programação continua, sempre às 15h, com o tema de habitação nesta terça (18) apresentado por Susana Traldi, Rosemary Tonetti Baialuna e Ilson Kittler.O trabalho é o tema da quarta (19), com Carlos Alberto Oliveira, José Renato Zornetta e Maria Angélica Ribeiro, professora diretora do Museu da Companhia Paulista. E a idade madura é o tema de quinta (20) com Mercedes Bodê, Lúcia Morgon e Seiko Toya.
Na sexta-feira (21), o horário muda para às 19h com o show “Reinventando” de Clarina Fasanaro, Odiles Moro, Regina e Renato Vianna, e o lançamento da antologia de textos “Envelhecimento & Cidadania”, no mesmo local.
O evento foi realizado pela Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista e pela Faculdade Aberta para a Terceira Idade (Anhanguera), com apoio da Prefeitura de Jundiaí, Câmara Municipal, Fatec Jundiaí, Editora In House, Samadhy, Primordial e Ansid.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
09/08/2022
Esporte abre mais de 110 inscrições do Projeto Bailando para o público acima dos 60 anos
-
06/10/2016
Idosos encenam ‘homenagem’ a Maria dos Pacotes na quinta-feira (20)
-
27/09/2016
Complexo Fepasa abre mostra fotográfica de idosos ‘Revelando Histórias’
-
23/09/2016
Semana do Idoso estende período de atividades
Baixe as fotos desta notícia na resolução original