Com seminário, tem início a “revolução das bengalas”

Publicada em 17/03/2014 às 19:26

O Celmi (Centro de Educação e Lazer para Melhor Idade), entidade que funciona dentro do Complexo Cultural Fepasa, abriu nesta segunda-feira (17) o seminário Envelhecimento & Cidadania com uma grande adesão de público para as palestras que seguem até a próxima sexta (21), com show musical de encerramento apoiado pela Secretaria de Cultura.

Cláudia Sartori lembrou dos avanços e planos em Jundiaí

Cláudia Sartori lembrou dos avanços e planos em Jundiaí

“O evento é parte de um projeto maior, que chamamos de revolução das bengalas”, explicou a escritora Sônia Cintra, mediadora das mesas de conversa. A titular da Coordenadoria Municipal do Idoso, Cláudia Sartori, esteve presente e levou uma mensagem de apoio aos movimentos de valorização dos idosos enviada pelo prefeito Pedro Bigardi. Ela também lembrou de pontos como a criação do fundo específico para o tema e a retomada da Semana do Idoso.

Um público estimado em 200 pessoas lotou o auditório usado pela entidade, ao lado da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social). Para o professor Douglas Tufano, participante do centro há 10 anos, tópicos como qualidade de vida, cidadania e cultura passaram a fazer parte do repertório dos idosos. “A gente começou pensando em cursos rápidos, mas a exigência de aprofundamento veio de todos”, comentou.

No centro das palestrantes, a poetisa Sônia Cintra

No centro das palestrantes, a poetisa Sônia Cintra

A mesa inicial, sobre emoções, contou com Emilce Naline, Marilzes Petroni e Silvana Baptista. A programação continua, sempre às 15h, com o tema de habitação nesta terça (18) apresentado por Susana Traldi, Rosemary Tonetti Baialuna e Ilson Kittler.

O trabalho é o tema da quarta (19), com Carlos Alberto Oliveira, José Renato Zornetta e Maria Angélica Ribeiro, professora diretora do Museu da Companhia Paulista. E a idade madura é o tema de quinta (20) com Mercedes Bodê, Lúcia Morgon e Seiko Toya.

Na sexta-feira (21), o horário muda para às 19h com o show “Reinventando” de Clarina Fasanaro, Odiles Moro, Regina e Renato Vianna, e o lançamento da antologia de textos “Envelhecimento & Cidadania”, no mesmo local.

O evento foi realizado pela Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista e pela Faculdade Aberta para a Terceira Idade (Anhanguera), com apoio da Prefeitura de Jundiaí, Câmara Municipal, Fatec Jundiaí, Editora In House, Samadhy, Primordial e Ansid.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/17/com-seminario-tem-inicio-a-revolucao-das-bengalas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original