Discriminação racial é tema de cine-debate no Museu

Publicada em 22/03/2014 às 19:42

O Dia Internacional de Luta para Eliminação da Discriminação Racial, comemorado nessa sexta-feira (21), teve em Jundiaí com um cine-debate, promovido pela Cepppir (Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial), no Museu Histórico e Cultural ‘Solar do Barão’. O filme exibido foi “Cais do Valongo – Sangra da Terra”, do diretor Wavá de Carvalho, que participou do debate.

MAIS
Confirmadas novas atrações para Virada

‘Terças no Poly’ estreia na próxima semana
Inscrições para Mostra de Dança vão até 6 de abril

Vanderlei Victorino (centro) destaca a importância da data

Vanderlei Victorino (centro) destaca a importância da data

Considerado um dos marcos no resgate da real história de miscigenação racial brasileira, o filme narra a descoberta, em pleno século 21, no Rio de Janeiro, das ruínas de duas construções históricas: o Cais da Imperatriz, construído para receber Teresa Cristina – vinda da Europa para casar-se com Dom Pedro II – e o Cais do Valongo, considerado o maior porto de escravos das Américas do século 18. As redescobertas ocorreram durante as obras de drenagem da zona portuária, como parte do projeto Porto Maravilha.

Cineasta Wava: “Filme narra achado histórico”

Cineasta Wava: “Filme narra achado histórico”

“Além do Cais de Valongo, que recebeu mais de 1 milhão de escravos no século 18, foram descobertos ossos dos negros mortos próximo ao local. O documentário traz à tona este cais, que ficou 200 anos enterrado para esconder os vestígios da escravidão. E neste dia de combate à discriminação racial verificamos a importância deste achado para a história, pois não há nada tão real quanto este resgate, que retrata o sofrimento dos negros”, disse Wavá.

Segundo o coordenador da Cepppir, Vanderlei Victorino, o objetivo foi despertar a discussão em torno da luta contra a discriminação racial. “Este dia 21 é o momento das pessoas pensarem em ações concretas para a eliminação do racismo e as formas correlatas de intolerância.”

O evento também contou a apresentação do cantor Fredy ‘Fevereiro’ Jorge e do Grupo Capoeira Brasil.

Viviane Rodrigues
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/03/22/discriminacao-racial-e-tema-de-cine-debate-no-museu/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original