Vila Aparecida ganha novas árvores e calçadas

Publicada em 27/04/2014 às 17:02

A Secretaria de Serviços Públicos iniciou neste domingo (27) uma ação de substituição das árvores e manutenção de calçadas na avenida Fernão Dias Paes Leme, na Vila Aparecida. O serviço, realizado das 7h30 às 16h, contou com a colaboração de agentes de trânsito da Secretaria de Transportes, que interditaram parte da via e sinalizaram o local.

MAIS
Terceiro Varejão Noturno será no Parque Eloy Chaves

Equipe trabalha na confecção das calçadas

Equipe trabalha na confecção das calçadas

O trabalho foi necessário pois, ao longo da via, há diversas árvores da espécie Flamboyant, que não são próprias para o meio urbano. Além de estarem próximas à rede elétrica, as raízes das plantas invadiram as calçadas e, em alguns casos, estão prejudicando a estrutura de casas, muros e até da rede de esgoto.

“É uma demanda antiga dos moradores, por isso resolvemos fazer essa ação, que é de alto impacto. Nosso objetivo é devolver a acessibilidade à população deste bairro, substituindo as árvores e reformando as calçadas”, explica o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.

No total, serão 27 árvores substituídas nos dias 4, 11 e 18 de maio. “Como hoje foi o primeiro dia, estamos analisando a capacidade de trabalho da equipe e das máquinas. Acredito que por domingo tiraremos de cinco a seis árvores”, comenta Aguinaldo.

Para não haver perda na vegetação, serão plantadas ao longo da avenida mudas de Ipê Amarelo e Ipê de Jardim. “Esse tipo é facilmente adaptável às calçadas estreitas daquela via. Infelizmente, os Flamboyants não suportam a poda de raiz, pois podem tombar”, explica o engenheiro agrônomo e chefe da divisão de Praças e Jardins, Fabiano Rodrigues de Oliveira.

Calçadas
Durante a semana, as equipes continuam trabalhando no bairro para a confecção das calçadas – todas de material reciclável – e plantio das novas árvores. No entanto, não será necessária a interdição da avenida.

Aguinaldo Leite (centro) fiscaliza trabalho

Aguinaldo Leite (centro) fiscaliza trabalho

A população daquela região já está recebendo panfletos, desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação Social, com informações referentes ao trabalho.

De acordo com Aguinaldo Leite, quem precisa passar pelas calçadas da avenida Fernão Dias Paes Leme, em alguns trechos, precisa passar pela rua por conta das raízes. “Além disso, também o trânsito de cadeirantes, carrinhos de bebês e bicicletas no local é complicado”.

“É importante esclarecer que devolver acessibilidade às calçadas da cidade é nossa prioridade e faz parte do Plano de Mobilidade proposto pela atual administração. Ações semelhantes serão realizadas em outras áreas da cidade”, completa.

O secretário frisa ainda que, nos casos que envolvem remoção de árvores realizada pela Prefeitura, a calçada, independentemente de ser de área pública ou particular, será refeita, inclusive com rebaixamento de guias quando necessário. O vereador José Dias acompanhou o trabalho da Secretaria de Serviços Públicos.

Luiza Ronchi
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/04/27/vila-aparecida-ganha-novas-arvores-e-calcadas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original