Palestra mostra impacto da alimentação

Publicada em 30/05/2014 às 18:36

A Semana do Meio Ambiente tem nesta segunda-feira (2) um evento que serve também como um convite para a comunidade experimentar um dia inteiro sem o consumo de carne e refletir sobre “Alimentação, Saúde e Meio Ambiente”, tema da mesa-redonda que será realizada das 9h às 12h no auditório do Paço Municipal.

Campanha leva vacinação de idosos a 75% da meta
CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Evento trata de sabor, saúde, meio ambiente e vida rural

Evento trata de sabor, saúde, meio ambiente e vida rural

“Todos os tipos de alimentação causam impactos na natureza, mas na vida urbana atual isso é ainda mais verdade. Por sorte, o tipo de alimento com mais condições de promover saúde e longevidade é o mesmo que tende a causar menos impactos na natureza e nos animais”, afirma o biólogo Guilherme Carvalho, da Sociedade Vegetariana Brasileira.

Também participam da mesa a nutricionista Rita de Cássia Stringari de Francesco, da Secretaria de Saúde, o agrônomo Sérgio Mesquita Pompermayer, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, e o pesquisador Afonso Peche Filho, do Instituto Agronômico de Campinas.

A campanha da segunda-feira sem carne, explica Guilherme, visa mostrar que mudanças simples e fáceis nos hábitos permitem descobrir novos sabores e prazeres ao mesmo tempo em que se tem um impacto real e positivo no planeta. Um exemplo é que a maior parte das imensas plantações de soja do Brasil, maior produtor do mundo, é exportada para a produção de ração para animais.

Segurança alimentar
O assunto tem entrado na agenda pública da cidade. No ano passado, um encontro com escolas privadas foi promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consean) para alertar sobre a legislação de cantinas saudáveis e também a rede municipal tem recebido essa orientação.

Para quem procura saber mais a respeito da relação entre alimentação, saúde e meio ambiente está na internet o filme “Muito Além do Peso”.

A campanha para experimentar um dia da semana sem o consumo de carne também tem dicas de receitas em http://www.segundasemcarne.com.br.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/05/30/palestra-aborda-impacto-da-alimentacao-na-natureza/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original