Fim de semana repleto de atrações na cidade
Publicada em 09/05/2014 às 18:09Exposições, oficinas, debates e passeios fazem parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus, que será aberta neste sábado (10). As atividades começam às 9h no Museu da Cia. Paulista (Complexo Fepasa), com a saída do ônibus cultural, que irá passar pela Pinacoteca Diógenes Duarte Paes e pelo Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’.
LEIA TAMBÉM
Confira a programação completa da Semana de Museus
Pianista Paulo Gori se apresenta no Solar do Barão
Teatro Polytheama é palco de ‘Divórcio’ com Susy Rêgo
Botânico: Circuito Sesc de Artes traz Hermeto Paschoal
Teatro Polytheama faz homenagem às mães no domingo
“Preparamos uma programação intensa para atrair os visitantes aos museus nesta semana de comemoração”, informa o diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí, Jean Camoleze. A primeira parada do ônibus cultural será a Pinacoteca, onde ocorre a exposição ‘Olhares de Diógenes – Aquarelas, pinturas e memórias’.
A próxima é o Museu Solar do Barão, para a abertura da exposição ‘VI(VER) Diálogo Gráfico’, que terá a apresentação da cantora e compositora Odete Machado. No local, os visitantes também poderão conferir a exposição ‘Operários, mãos à obra – o início da industrialização em Jundiaí’.
Novo conceito
Segundo o curador, Hélio Schonmann, a exposição ‘VI(VER) Diálogo Gráfico’ traz um novo conceito. “Permite interagir com as obras de três formas, pela visão, pelo tato e participando do ciclo de oficinas e debates sobre a acessibilidade e cultura”, explica.
Entre os desenhos e gravuras de 41 artistas do Estado de São Paulo, está o painel tátil, obra que interage com os visitantes. Lúcia Neto, colaboradora do projeto, enfatiza a inclusão que a mostra proporciona. “Estas obras originais que podem ser tocadas trazem um público que normalmente não é incluso nas exposições de arte, os deficientes visuais, por exemplo, e até mesmo as crianças que podem ter um contato direto com diferentes materiais e texturas”.
Entre os dias 22 e 23 de maio, 5, 6 e 13 junho acontece a oficina: experiências gráficas em relevo, com Lúcia Neto, sempre em três módulos: 1- frotagem, 2- colagem e 3- desenho em relevo, respectivamente às 10h, 13h e 15h.
No dia 7 de junho, Paulo BT Barreto, professor de desenho e gravura, tetraplégico, ministra a oficina de desenho: da pena ao tablet, mostrando que mesmo com as dificuldades, qualquer pessoa pode ser tornar um desenhista de sucesso, e mostrando as diferentes técnicas entre o desenho no papel e as novas tecnologias. A oficina acontece em dois horários 10h e 17h.
Para as oficinas é necessária a prévia inscrição pelo telefone do Museu: (11) 4521-6259. O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí fica na Rua Barão de Jundiaí, 762, Centro.
Assessoria de Imprensa
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original