Coordenadoria faz campanha de conscientização no Poupatempo

Publicada em 13/06/2014 às 16:00

A Coordenadoria do Idoso, órgão da Prefeitura de Jundiaí, realizou nesta sexta-feira (13), no Poupatempo Jundiaí, uma campanha de conscientização sobre a violência contra idosos. Com a parceria da Secretaria de Saúde, Guarda Municipal, Procon Jundiaí e Associação dos Aposentados, a Coordenadoria entregou um material à população, orientando como as pessoas devem proceder em casos desse tipo.

Preocupação: Mercedes recebe estatuto e cartilhas

Preocupação: Mercedes recebe estatuto e cartilhas

“Quanto mais falarmos sobre o assunto, mais as pessoas terão conhecimento de como inibir a violência e quais são os direitos dos idosos. Nosso objetivo é orientar e esclarecer dúvidas”, explicou a coordenadora Cláudia Sartori.

De acordo com o diretor do Procon Jundiaí, Adilton Garcia, o órgão atua direto da questão dos idosos. “Nosso objetivo é orientá-los nas questões da saúde, transporte e empréstimo consignado, que são as maiores reclamações que recebemos desta faixa etária. Estamos aqui para ajudar.”

A educadora física Mercedes Rodrigues de Carvalho, de 77 anos, se interessou pela campanha e pela orientação da Prefeitura. “Vou levar o estatuto do idoso e todas as informações que estão fornecendo. Se eu não precisar, posso ajudar quem precise”, disse, destacando sua preocupação com a situação dos idosos. “Fico preocupada com alguns idosos que vivem sem informação. Esta campanha é essencial para alertar contra violência”, completou.

Ação conta com apoio do Procon Jundiaí

Ação conta com apoio do Procon Jundiaí

Defesa pessoal
A Guarda Municipal realiza o curso de Orientação e Defesa Pessoal para a Pessoa Idosa. Com duração de três meses, o projeto-piloto teve início em abril deste ano, com 16 participantes. A primeira turma se forma e recebe certificado no dia 25 de julho.

“O objetivo do curso é orientar os idosos de como agir em situações de risco e ter mais atenção para não cair em golpes. Além disso, praticamos a coordenação motora e promovemos a autonomia das pessoas mais velhas. É importante ressaltar que nossa principal orientação é nunca reagir”, explicou a guarda municipal e participante do curso, Andreia Aparecida de Melo Pontes.

O curso é uma parceria entre a Associação dos Aposentados de Jundiaí, Guarda Municipal e Coordenadoria do Idoso. Com o sucesso do projeto-piloto, novas turmas estão abertas. As inscrições poderão ser feitas na sede da associação, localizada na rua 15 de Novembro, 1.336, no Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-1129.

Luiza Ronchi
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/06/13/coordenadoria-faz-campanha-de-conscientizacao-no-poupatempo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original