Palestra orienta servidores sobre como lidar com as finanças

Publicada em 02/07/2014 às 14:28

Seguindo a política da atual administração municipal de acolher o servidor nas suas mais diferentes necessidades, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Recursos Humanos, promoveu na manhã desta quarta-feira (2) mais uma palestra do Programa de Educação Financeira. Cerca de 50 servidores participaram da palestra.

MAIS
Jundiaí abriga reunião de saúde para gestantes

Pedro Braggio: 12 passos para se dar bem com as finanças

Pedro Braggio: 12 passos para se dar bem com as finanças

De acordo o palestrantes, o educador e planejador financeiro jundiaiense Pedro Braggio, estima-se que 65% da população sofram de alguma patologia relacionada ao dinheiro, o que leva a pessoa a um estágio de ansiedade, depressão e insônia. Pior ainda é o fato de a situação só ser percebida quando as coisas já estão bem ruins.
Só neste ano, já foram realizados 12 encontros dentro do programa. Um próximo passo, como prevê Braggio, é a formação de grupos de apoio, com encontros semanais e atendimentos individuais. “Seria a sequência desses encontros, para auxiliar os servidores a trabalhar com as informações que receberam”, diz.

Durante a palestra, Braggio apresentou 12 passos que podem ser seguidos por quem deseja ficar em paz com as finanças. Na opinião do especialista, a questão principal não é o volume de dinheiro que uma pessoa tenha, mas a maneira como administra o recurso. “Se há descontrole, se não há planejamento e monitoramento, nenhum montante será suficiente”, aponta.

Kenya Mayra da Silva Dardis, servidora da Secretaria de Obras, disse que se inscreveu no programa com o objetivo de aprender a administrar as contas domésticas. Casada, ela considera que a renda familiar possa atender a todas as suas necessidades, mas não sabe bem como lidar com isso.

“Eu queria aprender a usufruir melhor do meu dinheiro, procurando gastar menos e, se puder, até poupando um pouco mais”, disse ela, que saiu satisfeita do encontro. Segundo ela, ficou muito claro que a falta de um planejamento pode encurtar as finanças, mesmo com o dinheiro entrando em casa todos os meses.

Kenya quer descobrir como utilizar melhor o dinheiro

Kenya quer descobrir como utilizar melhor o dinheiro

Saúde financeira
Para a secretária de Recursos Humanos, Mary Fornari Marinho, o Programa de Educação Financeira, realizado por meio da Divisão do Serviço Social e Benefícios, vai muito além da proposta de reeducar o servidor com relação às finanças. “Eu acredito que a grande contribuição está também na melhora do estado de espírito desse servidor, pois não dá para conciliar trabalho com preocupação”, diz.

Além disso, a secretária destaca que o servidor acaba levando para casa o que aprende nos encontros, estendendo os benefícios para toda a família. “É muito bom que essas orientações sobre planejamento financeiro sejam vivenciadas com os membros da família, ampliando os seus resultados”, conclui.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/02/palestra-orienta-servidores-sobre-como-lidar-com-as-financas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original