Semana da Juventude reúne debates, cultura e esporte

Publicada em 28/07/2014 às 17:55

Com uma programação que mistura importantes debates, cultura, gastronomia e esportes, a Semana da Juventude 2014, organizada pela Coordenadoria de Juventude e Conselho da Juventude de Jundiaí, será realizada de 11 a 15 de agosto. “Esse é um pontapé para uma semana que pretendemos organizar anualmente. O evento mobiliza diversos setores da juventude em prol de várias causas”, comenta a responsável pela Coordenadoria da Juventude, Narrinam Camargo.

De acordo com ela, a proposta é ter um grande público jovem circulando em todos os eventos da programação. “Vamos divulgar o trabalho do conselho e da coordenadoria, colocando sempre a juventude em foco”, destaca. Para isso, ela comenta que a partir desta quarta-feira (30) inicia uma agenda de mobilização, na qual irá visitar 36 escolas estaduais e duas técnicas para divulgar a Semana da Juventude 2014.

LEIA TAMBÉM
‘Torcendo por Jundiaí’ levará crianças para conhecer a Esef
Educação de Jovens e Adultos: matrícula vai até sexta-feira(1º)

Narrinam Camargo: intenção é mobilizar diversos setores da juventude

Narrinam Camargo: intenção é mobilizar diversos setores da juventude

A data para o encontro não foi escolhida por acaso. No dia 12 de agosto é celebrado o Dia Municipal da Juventude, data essa que foi uma das conquistas da coordenadoria. A lei que institui o dia e o inclui no calendário municipal foi aprovada em 2013.

Para Narrinam, a Coordenadoria, que celebra seu primeiro ano de trabalho, tem muito a comemorar. “Conseguimos reestruturar o Conselho da Juventude, que hoje conta com 48 membros. Além disso, o programa federal Estação Juventude, para promover a inclusão e emancipação dos jovens, começa a funcionar no final desse ano. Fizemos ainda uma bela conferência, com entidades e órgãos. Paralelo a isso, conseguimos conquistar nosso espaço dentro da política municipal”, pontua, ressaltando que até o final do ano a Coordenadoria lança o Guia Intersetorial de Políticas Públicas da Juventude.

Programação
A Semana da Juventude será aberta no dia 11 de agosto (segunda-feira), com o debate “Educação: História do movimento estudantil, conquistas de marcos legais e desafios a enfrentar”. O evento será realizado no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot, das 9h às 12h.

No mesmo dia, das 14h às 17h, na sala dos relógios, no Complexo Fepasa, haverá o debate sobre “Perspectiva de desenvolvimento: Ampliação da Fatec, Polo Tecnológico e Instituto Federal”. Além disso, também no dia 11, está marcada uma mostra de cinema, no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão. O filme “Infância Clandestina” será exibido a partir das 19h.

Veja mais sobre o evento

Na terça-feira (12), haverá uma intervenção durante a sessão noturna da Câmara Municipal, que começa a partir das 18h.

Um sarau e feirinha gastronômica estão na programação da quarta-feira (13), na rua Barão de Jundiaí, Praça da Matriz, no Centro. O evento ocorre das 17h30 às 22h.

Na quinta-feira (14) é a vez do debate “Análise da educação brasileira: As conquistas obtidas no ensino superior”, no auditório do câmpus da UniAnchieta. A discussão ocorre das 19h às 22h.

A Sala dos Relógios do Complexo Fepasa será palco, na sexta-feira (15), da Plenária do Conselho Municipal da Juventude. O encontro ocorre das 10h às 12h.

A programação se encerra no dia mesmo dia, das 13h às 22h, com diversas atividades na 2ª Parada da Juventude, no Sororoca. Entre as atividades, feira gastronômica, campeonato de skate na modalidade linha, graffiti, DJ, rinha de MC’s, street dance e festival de bandas.

Luana Dias
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/28/semana-da-juventude-reune-debates-cultura-e-esporte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original