Transportes inicia campanha para motociclistas

Publicada em 11/08/2014 às 16:52

Reduzir a incidência de acidentes e mortes envolvendo motociclistas. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Transportes iniciou nesta segunda-feira (11) a campanha “Pilote com segurança, dê preferência à vida”. Nos próximos dois meses e meio, serão realizadas blitze educativas em diversos pontos da cidade com apoio de empresas e da Polícia Militar.

A nova campanha faz parte do Programa de Humanização do Trânsito (PHT), desenvolvido pela Secretaria de Transportes desde o ano passado com objetivo de conscientizar a população, seja motorista ou pedestre, sobre a importância da adoção de uma postura segura no trânsito.

LEIA TAMBÉM
Prefeito abre Semana da Juventude
Prefeito pede à Justiça que candidatos não usem cavaletes

Campanha começou com ação no Centro da cidade

Campanha começou com ação no Centro da cidade

“Nossa intenção com esse programa é despertar nas pessoas a importância de tornar as ruas da cidade menos perigosas, respeitando os limites de velocidade e contribuindo para reduzir os acidentes de trânsito”, destaca a diretora de Trânsito, Regina Romão, lembrando que no ano passado foram realizadas diversas campanhas e ações nesse sentido.

O alvo dessa vez são os motociclistas. “O índice de acidentes e mortes envolvendo motociclistas é muito alto. Em 2013, tivemos 17 mortes no trânsito na cidade, dessas 11 envolviam motociclistas”, alerta Regina. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Jundiaí tem atualmente mais de 45 mil motos circulando nas ruas.

De acordo com a diretora Regina, a campanha voltada aos motociclistas foi definida diante dos dados estatísticos alarmantes. “Temos de orientar quanto ao comportamento seguro dentro do sistema viário e chamar a atenção para a questão do respeito à legislação de trânsito e respeito à vida.”

Ações
No primeiro dia da campanha voltada aos motociclistas, agentes de trânsito e a equipe da Educação de Trânsito realizaram uma blitz educativa no Centro da cidade. A ação contou ainda com uma equipe de teatro, que chamou a atenção da população. A equipe abordou os motociclistas para dar orientações sobre trânsito seguro e entregou panfletos educativos.

“O panfleto reúne algumas recomendações simples para a segurança do motociclista, mas que são fundamentais”, explica Juliana Maia, responsável pelo setor de Educação no Trânsito, da Secretaria de Transportes. Entre as dicas estão o uso de capacete com refletivo e viseira abaixada, de antena aparadora de linha e protetor para pernas, do farol aceso inclusive durante o dia, além de manter distância segura dos veículos à frente e nas laterais, nunca ultrapassar pela direita e não transportar crianças menores de 7 anos.

“Nós buscamos, por meio de ações como essa, a redução de acidentes e mortes com motociclistas, que ocorrem anualmente em nosso município e em todo o Brasil. Essa é uma questão urgente a ser tratada pelos governos, pois são pessoas que morrem, que perdem a qualidade de vida e sobrecarregam o sistema público de saúde”, diz Juliana.

 Equipe abordou motociclistas e chamou a atenção para direção segura


Equipe abordou motociclistas e chamou a atenção para direção segura



A ação terá duração de dois meses e meio, atuando em polos com concentração de motociclistas, como grandes empresas, faculdades, ensinos técnicos, centro da cidade, parques e eventos.

Nesta semana, estão previstas novas ações. Nesta quarta-feira (13), às 11h30, a ação será na empresa Parmalat, no Distrito Industrial, e às 18h, no Centro, durante o Sarau da Juventude, atividade da Semana da Juventude.

Na quinta-feira (14), também serão duas atividades: às 9h30, em parceria com a Polícia Militar, na avenida Antônio Frederico Ozanam, próximo à Transportadora Expresso Jundiaí, e às 16h30 no estacionamento do Paço Municipal. E na sexta-feira (15), às 15h, na Parada da Juventude, no Centro Esportivo Sororoca.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/11/secretaria-de-transportes-inicia-campanha-para-motociclistas/
Leia mais sobre