Semana da Pátria em Jundiaí terá várias atividades

Publicada em 22/08/2014 às 17:24

A Prefeitura de Jundiaí realiza, pelo segundo ano consecutivo, a Semana da Pátria, em comemoração à Independência do Brasil. Durante toda a primeira semana de setembro, haverá hasteamento da bandeira na Praça Governador Pedro de Toledo, em frente à Catedral Nossa Senhora do Desterro, no Centro. A programação inclui também a tradicional corrida da Escola Superior de Educação Física (Esef) e o desfile cívico e militar.

“No ano passado fiquei muito feliz com o sucesso do desfile de 7 de Setembro. Tivemos grande participação da sociedade e das entidades. Essa é uma grande festa da democracia plena. É preciso comemorar e preservar a história do País”, diz o prefeito Pedro Bigardi.

A Secretaria de Transportes vai oferecer uma linha de ônibus saindo dos terminais Central e Hortolândia especialmente para quem deseja participar do desfile. Os ônibus sairão de 20 em 20 minutos, das 7h às 11h.

LEIA TAMBÉM
Prefeito visita a abertura da 3ª Feira de Offertas

Desfile cívico e militar encerra programação dia 7

As comemorações começam na segunda-feira, 1º de setembro, às 9h, com o fogo simbólico, que sairá da Esef, no Anhangabaú, e seguirá em revezamento com o Exército, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito e alunos do Peama até a Praça Governador Pedro de Toledo.

O percurso será feito pela avenida Jundiaí, rua Petronilha Antunes, Engenheiro Monlevade, Bom Jesus de Pirapora, Silva Jardim, Moisés Abaid, Barão do Rio Branco, avenida Dr. Cavalcanti, rua Marechal Deodoro da Fonseca, Bandeirantes, Henrique Andrés, Campos Sales e rua do Rosário, até a Catedral.

Na praça, quando a tocha chegar, por volta das 10h, será realizada a cerimônia de hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional, com a participação de autoridades.

As comemorações continuam durante toda a semana, com o ato cívico no Centro. Todos os dias, às 8h, será realizada a cerimônia de hasteamento da bandeira e a execução do Hino, e o arriamento às 18h. Cada dia, uma corporação ou entidade da sociedade civil será responsável pelo ato. Na terça-feira (2), será a Polícia Militar; na quarta (3), o Corpo de Bombeiros; na quinta (4), a Guarda Municipal; na sexta-feira (5), o movimento sindical e social; e no sábado (6), as entidades do comércio.

Desfile
Encerrando a programação, no domingo, dia 7 de setembro, ocorre o Desfile Cívico e Militar, na avenida Prefeito Luiz Latorre, a partir das 8h30. Haverá distribuição de bandeiras do Brasil e de Jundiaí. A avenida será interditada das 6h ao meio-dia.

A expectativa é de que o público ultrapasse os 10 mil espectadores do ano passado.

Niza Souza
Foto:Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/22/semana-da-patria-em-jundiai-tera-varias-atividades/
Leia mais sobre