‘Ação Pedestre’ promove conscientização

Publicada em 18/09/2014 às 16:23

Aplausos para quem atravessava na faixa e broncas divertidas para motoristas que não paravam para quem estava andando a pé pelo Centro. Assim foi a “Ação Pedestre”, promovida na manhã desta quinta-feira (18), pela Secretaria Municipal de Transportes em parceria com a Polícia Militar.

A ação deu início à Semana Nacional do Trânsito – realizada de 18 a 25 de setembro – e contou com a presença do mascote Farolito, atores, funcionários da Secretaria de Transportes e policiais. A equipe entregou panfletos informativos e orientou os munícipes que passaram pela região da rua do Rosário.

LEIA TAMBÉM
‘Ação Pedestre’ abre a Semana do Trânsito
Semana do Trânsito: Servidores participam de curso

Conscientização é o foco da campanha realizada

Conscientização é o foco da campanha realizada

A movimentação chamou a atenção dos pedestres e rendeu elogios. “Eu já fui atropelada por um motorista que não respeitou a faixa. Por isso, acho ações desse tipo muito válidas. Esse tipo de atitude faz a diferença na vida dos cidadãos”, comentou a encarregada de limpeza Maria Dolores dos Santos.

Assim como ela, a esteticista Vanessa Cristina Marcussi também gostou da iniciativa. “Infelizmente, os motoristas não respeitam pessoas com crianças, idosos e os pedestres no geral. Essas ações, se feitas com frequência, mudam as pessoas”, disse. O vendedor Ronaldo Triban lembrou ainda que a ação também chama a atenção de quem está caminhando. “Esse tipo de conscientização vale tanto para quem dirige, quanto para quem está a pé. A Secretaria de Transportes e a Polícia estão de parabéns.”

Segundo a responsável pela Divisão de Educação e Estatística da Secretaria de Transportes, Juliana Maria Maia, a receptividade dos munícipes para esse tipo de ação é boa. “Muita gente parabeniza a Prefeitura pela iniciativa. O resultado em campanhas assim é a longo prazo, por isso realizamos trabalho contínuo”, explica, destacando que o número de mortes por atropelamento tem caído significativamente.

Em 2008, segundo dados da Setransp, foram 17 mortes. O número caiu para 4 óbitos em 2013. “Fazemos muitas ações de educação no trânsito em escolas com crianças (neste ano quase 5 mil alunos foram atendidos), empresas e motociclistas.”

A campanha destinada a quem anda de moto, “Pilote com Segurança, Dê Preferência à Vida!”, já atingiu mais de 10 mil pessoas. “Infelizmente, o número de mortes de motociclistas no trânsito ainda é alto. Em 2013, foram 25 óbitos”, destaca Juliana.

O cabo da 1ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Pholemon de Assis Lopes, comentou que a proposta dessas ações não é punir o motorista e sim conscientizá-lo. “Acredito que com a parceria com a Prefeitura, que alia diversão à educação, a mensagem é melhor absorvida pelos motoristas.”

 Equipe orientou pedestres e distribuiu panfletos


Equipe orientou pedestres e distribuiu panfletos

Semana
Com a meta de atingir mais de 50 mil pessoas, a Secretaria de Transportes realiza ações, desta quinta-feira (18) até 25 de setembro, voltadas para a Semana Nacional do Trânsito. Focadas nos pedestres e motociclistas, as campanhas deste ano contam com atividades educativas, orientação e capacitação.

De acordo com a diretora de Trânsito da Prefeitura, Regina Romão, a meta é superar o número de pessoas orientadas no ano passado. “Em 2013 realizamos 17 campanhas, atendendo mais de 50 mil pessoas. Até o início de setembro de 2014, já orientamos mais de 34 mil pessoas e esperamos superar 2013.”

Outras ações serão realizadas pela Secretaria. No dia 20, uma blitz com apoio da Polícia Militar será feita na avenida Samuel Martins. Já no dia 23, uma moto blitz educativa será realizada na avenida dos Imigrantes.

“É importante ressaltar que essas iniciativas têm como maior objetivo a orientação do motorista, mas também de fiscalização. É preciso que o motorista esteja consciente de que qualquer irregularidade oferece risco para outras pessoas”, frisa Regina Romão.

Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/18/semana-do-transito-acao-pedestre-conscientiza-no-centro/