Experiência no trânsito de Jundiaí é exemplo em seminário estadual

Publicada em 19/09/2014 às 15:52

Toda vez que se abordam experiências bem sucedidas no sistema de mobilidade urbana, Jundiaí é lembrada. Na última quinta-feira (18), a diretora de Trânsito da Secretaria de Transportes, Regina Romão, apresentou os projetos educativos no seminário “Mobilidade segura e sustentável: casos de sucesso”, em Bauru.

“Educação para o Trânsito: um novo paradigma”, foi a apresentação da diretora. “A efetividade das ações de educação de trânsito em Jundiaí nos mostram a redução de acidentes. Em 2012, foram <366 atropelamentos, já, em 2013, com todas as campanhas em ação, o número caiu para 160, até o mês de maio.”, disse Regina.

A meta deste ano das atividades educativas, de orientação e capacitação, focadas nos pedestres e motociclistas, é de se atingir mais de 50 mil pessoas.

LEIA TAMBÉM
‘Ação Pedestre’ promove conscientização no Centro
Prefeitura lança ‘pacote histórico’ do Vale do Guapeva

Regina Romão: "Efetividade na redução de acidentes

Regina Romão: “Efetividade na redução de acidentes

“Em 2013 realizamos 17 campanhas, atendendo mais de 50 mil pessoas. Até o início de setembro de 2014, já orientamos mais de 34 mil. Vamos superar o número do ano passado”, afirma Regina.

Ainda de acordo com a diretora, outro número relevante é de acidentes fatais, cuja redução foi de 22,5%, entre 2012 e 2013. “Nossas campanhas ocorrem intensivamente durante todo o ano. O nosso papel, mais do que fiscalizar, é de orientação e conscientização”.

Motociclistas
Realizada durante todo o ano pela Secretaria de Transportes, a campanha ‘Pilote com segurança. Dê preferência à vida!”, voltada aos motociclistas, pretende combater os números apresentados – 80% dos acidentes são com motos.

“Este ano fizemos uma campanha massiva de conscientização. De agosto a setembro, mais de 9,5 mil motociclistas foram orientados”, ressalta Regina. Isso se mostra fundamental já que a frota de motos subiu 65% de 2006 (28 mil) a 2013 (47 mil).

 Regina é recebida pelo engenheiro da Assenag Archimedes Raia Junior


Regina é recebida pelo engenheiro da Assenag Archimedes Raia Junior

O Programa de Humanização do Trânsito (PHT), criado para gerenciar todas as campanhas da diretoria de trânsito, conta com ações como: “O trânsito não é lugar para brincadeira”, para conscientizar o excesso de velocidade; “Se beber não dirija, aproveite o carnaval”; “Transporte Seguro”, orientando gestantes e crianças; “Ação Volta às Aulas”; além das parcerias, “Na pista certa”; “Pista Portinho” e “Programa Bem-Te-Vi”; entre outras atividades.

O evento, realizado na Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (Assenag), contou também com a participação de outros gestores de municípios do interior do Estado.

“São todas experiências que deram certo nestes municípios e servem de exemplo e incentivo para os gestores municipais, já que a questão da mobilidade urbana ainda se mostra um grande desafio para as cidades”, comentou o vice-presidente da Assenag, Claudio Ricci.

Luiza Ronchi
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/19/experiencia-no-transito-de-jundiai-e-exemplo-em-seminario-estadual/
Leia mais sobre