Semana do Idoso: Palestra aborda cuidados e abusos
Publicada em 19/09/2014 às 18:07A palestra da professora Beltrina Côrte, do curso de gerontologia da PUC São Paulo, deu continuidade nesta sexta-feira (19) à programação da 17ª Semana Municipal do Idoso, realizada pela Prefeitura de Jundiaí. O encontro, no Centro de Referência do Idoso de Jundiaí (Criju), reuniu representantes e voluntários de entidades e dezenas de idosos frequentadores do Criju.
Durante a palestra “Envelhecimento: Cuidados e Abusos”, a professora apresentou alguns números sobre a população idosa. Segundo ela, o último levantamento divulgado mostra que no Brasil há mais de 26 milhões de pessoas idosas, com mais de 60 anos, o que representa 13% da população. “Somos um País que está envelhecendo”, analisou.
CONFIRA FOTOS DAS AÇÕES DA 17ª SEMANA DO IDOSO
Beltrina também apresentou informações sobre a evolução da temática no mundo e destacou que a velhice passou a ser tratada como parte da política pública apenas na década de 1990. Em 1991, informou, a ONU (Organização das Nações Unidas) publicou a Declaração Universal dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa. Depois, declarou 1999 o Ano Internacional do Idoso.
“A expectativa de vida vem aumentando a cada ano. A velhice que era algo estranho passou a estar mais presente nas famílias. Por isso, hoje vemos que a velhice está presente nas novelas, em filmes, no teatro”, destacou Beltrina.
Participaram da palestra representantes do Senac, do Centro de Educação e Lazer para Melhor Idade (Celmi), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Câmara Municipal, do Conselho do Idoso e de diversas secretarias da Prefeitura, além de dezenas de frequentadores do Criju.
Programação
A programação central da Semana do Idoso continua neste sábado (20), a partir das 14h, com o Baile Especial do Criju. No dia 24 (quarta-feira), também no Criju, haverá a apresentação da Banda São João Batista.
Além da programação central, 22 unidades de saúde participarão do evento. Estão confirmados mais de 60 eventos. A programação nas UBSs dos bairros começa dia 22 e vai até o dia 27. As unidades de saúde promoverão passeios, palestras, apresentações artísticas, oficinas de culinária, bailes, dança circular, aulas de ginástica, e outras atividades.
Niza Souza
Foto: Paulo Grégio
-
09/08/2022
Esporte abre mais de 110 inscrições do Projeto Bailando para o público acima dos 60 anos
-
06/10/2016
Idosos encenam ‘homenagem’ a Maria dos Pacotes na quinta-feira (20)
-
27/09/2016
Complexo Fepasa abre mostra fotográfica de idosos ‘Revelando Histórias’
-
23/09/2016
Semana do Idoso estende período de atividades