Serra do Japi recebe encontro sobre controle de fogo

Publicada em 26/09/2014 às 16:31

A Prefeitura de Jundiaí promoveu nesta sexta-feira (26) um encontro sobre o sistema de controle e combate ao fogo na Serra do Japi. Realizado na base ecológica da Reserva Biológica Municipal (Rebio), o evento contou com participantes da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, da Guarda Municipal, da Defesa Civil e de instituições convidadas.

A proteção da nossa reserva ecológica é uma prioridade do prefeito Pedro Bigardi e estamos estudando mudanças para melhorar cada vez mais o sistema”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, que representou a secretária Daniela da Câmara Sutti.

LEIA TAMBÉM
Prefeito entrega pavimentação e drenagem no Guanabara
322 toneladas de entulho são o saldo do ‘Bairro Limpo’

Biólogos, guardas municipais e técnicos de defesa civil buscam fortalecer proteção da Serra do Japi

Biólogos, guardas municipais e técnicos de defesa civil buscam fortalecer proteção da Serra do Japi

No grupo de integrantes da Guarda Municipal, o subinspetor Marco Silva explicou que a patrulha florestal recebeu mais estrutura com a ampliação do número de guardas e com o trabalho de videomonitoramento da Serra criado no ano passado. “E parcerias como do Aeroclube de Jundiaí, que existe há trinta anos, continuam sendo muito importantes”, comentou.

A Comissão Municipal de Defesa Civil também ampliou a cooperação nessa área. De acordo com o coordenador, o coronel Luiz Eduardo Carbonari, a chegada de um veículo de tração integral (4×4) permitiu apoio mais qualificado no caso de desastres, como enchentes e incêndios. “A estrutura está sendo melhorada, inclusive com nossa nova sede na Ponte São João. Temos também uma parceria forte com recursos da Secretaria de Serviços Públicos.”

O encontro contou ainda com a presença de representantes da Diretoria de Ensino de Jundiaí (ligada ao Governo Estadual) e da Câmara Municipal, além da prestadora de serviços Demax, que tem mantido a conservação das trilhas da reserva municipal.

Gramolelli: intercâmbio com outras unidades para aprimorar o sistema

Gramolelli: intercâmbio com outras unidades para aprimorar o sistema

Estrutura de gestão
O evento teve também a participação de uma equipe da Fundação José Pedro de Oliveira, ligada à Prefeitura de Campinas no gerenciamento da Área de Relevante Interesse Ecológico Mata Santa Genebra, no distrito de Barão Geraldo.

Localizada quase em área urbana, tem 240 hectares com outros 700 hectares de zonas de amortecimento. A Rebio Serra do Japi, para comparação, tem 2 mil hectares, chegando a 9 mil hectares incluindo as áreas privadas no total de tombamento (apenas em Jundiaí) sem contar as zonas de amortecimento na Ermida, Malota e Terra Nova.

“Temos grandes diferenças, lembrando ainda que esta é uma zona montanhosa. Mas estamos nesse intercâmbio. Já recebemos técnicos da Prefeitura de Jundiaí e agora viemos retribuir”, comentou o presidente da entidade, Pedro Henrique Dlamin Pupo, que é parceiro do Instituto de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente.

A apresentação do grupo focou a importância da figura do gerente de fogo e das medidas de organização das brigadas com o “balizamento” das áreas da unidade, a localização do foco exato, a capacitação constante das equipes, a redução do tempo de resposta, os cuidados com equipamentos e o organograma dos funcionários. E também novos equipamentos de proteção individual nessa área, além de reforços como o costal flexível e veículos de monitoramento e de combate.

Reforços em Jundiaí
O fogo é um dos elementos de maior impacto em um ecossistema, com grande prazo para recuperação da fauna e flora. Dentro desse processo, diversas medidas estão sendo estudadas pela Prefeitura de Jundiaí para o aprimoramento do sistema de proteção. Entre elas está a distribuição do poder de fiscalização e autuação de infratores e até mesmo de indiciamento dos responsáveis por propriedades particulares com destruição ambiental.

Uma das metas, entretanto, é o fortalecimento de campanhas educativas conjuntas, especialmente no entorno da reserva biológica e da área tombada, e de realização de parcerias com outras empresas, moradores e instituições para o monitoramento contra focos de incêndio, quedas de balões e outros fatores de risco para a Serra do Japi.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/26/serra-do-japi-recebe-encontro-sobre-controle-de-fogo/