Ações da Prefeitura valorizam crianças e adolescentes

Publicada em 30/09/2014 às 15:12

A secretária de Desenvolvimento e Assistência Social (Semads), Rita de Cássia Marchiori, reafirmou o compromisso do governo Pedro Bigardi com as políticas para proteção da criança e do adolescente em Jundiaí. Ela participou da reunião, na manhã desta terça-feira (30), que deu início ao Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo.

O encontro, realizado no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

LEIA TAMBÉM
Orçamento para 2015 cresce 7,5% e atinge R$ 1,8bi
Jundiaí recebe prêmio por índice de cura da tuberculose

Secretária Rita Marchiori: "Nosso compromisso"

Secretária Rita Marchiori: “Nosso compromisso”

Rita disse que o compromisso com a questão em Jundiaí é completo e todos devem ter a consciência da necessidade da construção de políticas e também da articulação dos programas necessários à aplicação. “O desafio é diário e esse atendimento inclui pessoas que podem dinamizar e nos ajudar a não perdermos a esperança”, disse a secretária.

Promover a melhoria de vida de crianças e adolescentes é essencial para empreender transformações sociais, por isso a Prefeitura de Jundiaí tem articulado ações e programas que contribuem para ampliar essa rede de proteção.

Um exemplo disso é o “Torcendo por Jundiaí”, programa idealizado pela Secretaria de Esportes e Lazer com objetivo de colocar as crianças de bairros mais afastados em contato com o esporte de competição. O programa começou ano passado e já levou crianças ao Arena Cross, às partidas de handebol, vôleie beisebol, conhecer o estádio Jayme Cintra e ver jogos do Paulista, além da exposição do futebol amador, cinema, Teatro Polytheama e vivência de futebol com holandeses. Só em 2014, já atendeu 810 crianças.

Outro programa, este da Secretaria de Cultura, atende locais considerados de alta vulnerabilidade social, com a realização de oficinas culturais, promoção de shows e eventos, mobilizando as crianças e toda a comunidade em geral.

Por meio da Coordenadoria da Juventude, o governo Pedro Bigardi cria espaços e mobiliza diversos setores da juventude em prol de várias causas, além de chamar a atenção para as questões relacionadas à infância e adolescência. Recentemente, a Semana da Juventude realizada pela coordenadoria movimentou milhares de jovens, atraídos por uma programação de atividades que incluiu atrações culturais, esportivas e debates de temas variados.

Em prática
A presidente do conselho, Cláudia Tofoli Honório, disse que o Plano Municipal representa um instrumento formal de cumprimento de diretrizes nacionais, para fortalecer as ações de proteção integral e da preservação dos vínculos familiares e comunitários preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“O primeiro passo é compor a comissão, para depois fazermos o levantamento dos dados sobre a realidade em Jundiaí e planejar as ações para os próximos 10 anos”, explicou. Ela enfatiza que essa é uma ação integrada, que busca sensibilizar cada um que atende esses adolescentes que, mais do que a intervenção do judiciário, precisam de atenção e de oportunidades.

Para o juiz Jefferson Torelli, o Brasil tem leis muito boas, que devem ser cumpridas. “Temos um desafio muito grande, de tirá-las do papel e colocá-las em prática. É isso que viemos fazer aqui, hoje”, disse.

A defensora Patrícia Malite reforçou, dizendo que o ideal é que se invista nas políticas públicas para diminuir a aplicação de medidas socioeducativas. “Se garantirmos o mínimo a essas crianças, usaremos menos essas medidas”, completou.

De acordo com a agenda do CMDCA, o Plano Municipal deve estar pronto até final de novembro. “Por enquanto, vamos fazer um levantamento e definir uma rede viabilizadora dessas políticas”, finalizou a presidente.

Participaram também da reunião o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, e o secretário de Cultura, Tércio Marinho, além de representantes de entidades e órgãos que atuam nas questões ligadas à criança e adolescente.

Encontro foi no Complexo Argos

Encontro foi no Complexo Argos

Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/30/acoes-da-prefeitura-valorizam-protecao-de-criancas-e-adolescentes/