Experiência no trânsito de Jundiaí é exemplo em seminário estadual
Publicada em 19/09/2014 às 15:52Toda vez que se abordam experiências bem sucedidas no sistema de mobilidade urbana, Jundiaí é lembrada. Na última quinta-feira (18), a diretora de Trânsito da Secretaria de Transportes, Regina Romão, apresentou os projetos educativos no seminário “Mobilidade segura e sustentável: casos de sucesso”, em Bauru.
“Educação para o Trânsito: um novo paradigma”, foi a apresentação da diretora. “A efetividade das ações de educação de trânsito em Jundiaí nos mostram a redução de acidentes. Em 2012, foram <366 atropelamentos, já, em 2013, com todas as campanhas em ação, o número caiu para 160, até o mês de maio.”, disse Regina.
A meta deste ano das atividades educativas, de orientação e capacitação, focadas nos pedestres e motociclistas, é de se atingir mais de 50 mil pessoas.
LEIA TAMBÉM
‘Ação Pedestre’ promove conscientização no Centro
Prefeitura lança ‘pacote histórico’ do Vale do Guapeva
“Em 2013 realizamos 17 campanhas, atendendo mais de 50 mil pessoas. Até o início de setembro de 2014, já orientamos mais de 34 mil. Vamos superar o número do ano passado”, afirma Regina.
Ainda de acordo com a diretora, outro número relevante é de acidentes fatais, cuja redução foi de 22,5%, entre 2012 e 2013. “Nossas campanhas ocorrem intensivamente durante todo o ano. O nosso papel, mais do que fiscalizar, é de orientação e conscientização”.
Motociclistas
Realizada durante todo o ano pela Secretaria de Transportes, a campanha ‘Pilote com segurança. Dê preferência à vida!”, voltada aos motociclistas, pretende combater os números apresentados – 80% dos acidentes são com motos.
“Este ano fizemos uma campanha massiva de conscientização. De agosto a setembro, mais de 9,5 mil motociclistas foram orientados”, ressalta Regina. Isso se mostra fundamental já que a frota de motos subiu 65% de 2006 (28 mil) a 2013 (47 mil).
O Programa de Humanização do Trânsito (PHT), criado para gerenciar todas as campanhas da diretoria de trânsito, conta com ações como: “O trânsito não é lugar para brincadeira”, para conscientizar o excesso de velocidade; “Se beber não dirija, aproveite o carnaval”; “Transporte Seguro”, orientando gestantes e crianças; “Ação Volta às Aulas”; além das parcerias, “Na pista certa”; “Pista Portinho” e “Programa Bem-Te-Vi”; entre outras atividades.O evento, realizado na Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos (Assenag), contou também com a participação de outros gestores de municípios do interior do Estado.
“São todas experiências que deram certo nestes municípios e servem de exemplo e incentivo para os gestores municipais, já que a questão da mobilidade urbana ainda se mostra um grande desafio para as cidades”, comentou o vice-presidente da Assenag, Claudio Ricci.
Luiza Ronchi
Fotos: Divulgação
-
01/08/2022
Diretão chega para agilizar a vida dos usuários de transporte público
-
26/07/2022
Jundiaí sedia Fórum Paulista de Mobilidade Urbana
-
15/07/2022
Prefeitura e PM assinam convênio para aumentar a segurança no trânsito
-
10/06/2022
Em reunião da Região Metropolitana de Jundiaí, gestores alinham propostas de trânsito e transporte