Mobilidade e fluidez estão na pauta da Secretaria de Transportes

Publicada em 26/09/2014 às 17:05

A Secretaria de Transportes, por meio dos agentes de trânsito, já atuou em 520 ocorrências de trânsito neste ano. Destes, 247 não tiveram vítimas e outros 220 geraram feridos – 41 por atropelamento e outros nove com vítimas fatais.

O trabalho faz parte das ações do governo Pedro Bigardi de cuidar da cidade e das pessoas, principalmente no que diz respeito à mobilidade urbana e fluidez do trânsito na cidade.

LEIA TAMBÉM
Pacote de obras dá maior mobilidade ao Guanabara
Quer saber sobre o Bilhete Único? Acesse a cartilha!

Orientação do trânsito é uma das atribuições

Orientação do trânsito é uma das atribuições

Há 7 anos Marcos Crepaldi é agente de trânsito. Em todo esse tempo não se lembra quantos atendimentos realizou. “O papel dos agentes é muito mais do que só fiscalizar”, afirma.

De acordo com Crepaldi, esse auxilio é feito para preservar o local e orientar o trânsito. Geralmente o acidente é notado por agentes em ronda ou por alguma viatura de resgate, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar.

“Para a segurança da vítima e dos motoristas que passam pelo acidente, os agentes sinalizam e operam no local até que a via possa ser liberada. Acompanhamos também a retirada dos veículos”.

Agentes passam por treinamentos

Agentes passam por treinamentos

Treinamento
De acordo com o diretor da Divisão de Fiscalização de Trânsito, Thiers Marques Costa Neto, todos os agentes de trânsito passam por treinamentos.

“Eles são treinados durante um mês sobre toda a parte técnica e depois passam para o treinamento prático. Além disso, também recebem o curso de primeiros socorros para situações em que a vítima sofre parada cardíaca e parada respiratória, em que é necessário o socorro imediato.”

O diretor destaca que, além de garantir a segurança da vítima e dos motoristas, o objetivo dos agentes é dar continuidade à fluidez do trânsito local, evitando congestionamento ou outros acidentes.

Para contar com o apoio dos agentes de trânsito em situações deste tipo, basta acioná-los pelo telefone 4521-2594.

Luiza Ronchi
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/26/mobilidade-e-fluidez-do-transito-estao-na-pauta-da-secretaria-de-transportes/
Leia mais sobre