Prefeito abre oficialmente a Semana do Idoso

Publicada em 18/09/2014 às 18:31

Com o auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss) lotado, o prefeito Pedro Bigardi abriu oficialmente na manhã desta quinta-feira (18) a 17ª Semana Municipal do Idoso. O objetivo do evento é chamar a sociedade e o poder público para discutirem os temas que envolvem o idoso. Além das palestras e atividades centrais, o evento conta com uma extensa programação descentralizada, com atividades nas unidades de saúde nos bairros.

A defesa da terceira idade é um dos objetivos previstos no Programa de Metas 2013/2016 do governo Pedro Bigardi. “Por isso criamos a Coordenadoria do Idoso, que faz esse diálogo entre o poder público e os setores da sociedade. Estamos avançando, mas ainda temos muito para aprender e avançar”, destacou o prefeito.

CONFIRA FOTOS DAS AÇÕES DA 17ª SEMANA DO IDOSO

LEIA TAMBÉM
Semana do Idoso: Prefeitura lança material informativo
Semana do Idoso: Antropóloga fala sobre envelhecimento
Começa a Semana do Idoso em Jundiaí com diversas atividades

O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância do evento

Acompanhado da primeira-dama e presidente do Funss, Margarete Geraldo Bigardi, o chefe do Executivo destacou a importância da Semana do Idoso. “Essa é uma semana para a gente parar, refletir e ouvir os especialistas. A tendência é que o número de idosos aumente cada vez mais e o Brasil ainda não está preparado para esse envelhecimento da população. É um desafio que temos de enfrentar”, disse o prefeito.

A coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori, lembrou que nestes 17 anos da Semana do Idoso o perfil da cidade mudou, por isso a programação do evento também teve de ser adequado às mudanças. “É a primeira vez, por exemplo, que a programação inclui uma capacitação para os servidores sobre a temática do idoso.”

Além disso, desde o ano passado, a programação foi descentralizada com atividades nas unidades de saúde. “No ano passado tivemos a participação de nove unidades. Este ano, já são 22 participando, com quase 70 ações programadas”, destacou Cláudia.

Incentivo
O presidente do Conselho Municipal do Idoso, Milton Calzavara, frisou que a missão do conselho é trabalhar pela pessoa idosa. “O atual governo municipal tem incentivado nossa busca pelos direitos da pessoa idosa. Essa parceria entre sociedade civil e poder público é fundamental.”

Participaram ainda do evento os vereadores José Dias (representando o presidente da Câmara) e José Adair, os secretários Gerson Vilhena (Saúde), Wilson Folgozi (Transportes) e Alan Piccolo (Obras), e o assessor para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino.

À tarde, palestra para servidores lotou auditório do Funss

Niza Souza
Foto: Cleber de Almeida e Alessandro Rosman

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/18/prefeito-abre-oficialmente-a-semana-do-idoso/
Leia mais sobre