Centro ganha nova sinalização com o Túnel da Ponte

Publicada em 22/10/2014 às 14:29

Na manhã desta quarta-feira (22), a equipe da Secretaria de Transportes implantou semáforos no cruzamento da rua Engenheiro Monlevade com a rua Prudente de Moraes. As mudanças viárias na Zona Leste de Jundiaí estão ocorrendo por conta da implantação do Complexo Viário da Ponte São João, ligação do bairro ao Centro pela avenida União dos Ferroviários, que será inaugurado no sábado (25), às 10 horas.

Segundo o engenheiro elétrico da Prefeitura e responsável pela área de semáforos, Roberto Zambolli, a partir da inauguração do novo complexo, a rua Engenheiro Monlevade será um dos principais acessos do Centro para o bairro.

LEIA TAMBÉM
Túnel da Ponte será inaugurado neste sábado (25)
Parque Continental vai ganhar novo espaço para lazer

Cruzamento ganha semáforo para melhor fluidez e segurança

Cruzamento ganha semáforo para melhor fluidez e segurança

“Outros quatro cruzamentos com a Engenheiro Monlevade – Vigário JJ Rodrigues, Cavalcanti, XV de Novembro e Ferroviários – possuem semáforos para que haja fluidez no trânsito. Toda sinalização está sendo implantada para segurança dos motoristas”, explica.

Onda verde
Os semáforos contam com controlador e GPS para garantir o sincronismo entre eles e possibilitar uma onda verde nesta região.
“O controlador recebe sinal de satélite, sintoniza data e horário dos semáforos e permite que todos abram no mesmo momento. Isso possibilita controle de trânsito e diminui o tempo das rotas de ônibus”, afirma Zambolli.

Nessa semana, antes da inauguração do túnel, os agentes de trânsito analisarão se o tempo dos semáforos estão corretos ou se há alguma defasagem, para que sejam feitos os ajustes.

Ainda de acordo com o engenheiro, recentemente uma contagem foi realizada na região central. No horário de pico, entre 18 e 19 horas, por hora passam 1.100 veículos sentido Centro/bairro e 1.050 sentido bairro/Centro.

“O fluxo das ruas Engenheiro Monlevade e da Siqueira de Moraes vai aumentar pelo fato de essas ruas serem os principais acessos ao túnel. Estamos o tempo todo aplicando contagens e estudos para garantir o melhor aos motoristas e pedestres”, completa Zambolli.

Além dos semáforos, toda a sinalização horizontal está sendo reforçada na região central. Também foram implantadas 348 placas e 2,9 mil m² de nova sinalização horizontal.

Sinalização horinzontal são reforçadas na região central

Sinalização horinzontal são reforçadas na região central

Luiza Ronchi
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/10/22/centro-ganha-nova-sinalizacao-com-o-tunel-da-ponte-sao-joao/