Virada Negra: amor à dança forma novo grupo na cidade
Publicada em 04/11/2014 às 14:13Aos 23 anos, acostumada com os palcos e com a música, Jéssica Caroline de Oliveira é idealizadora de um novo grupo de dança em Jundiaí. A Cia. Ruad, formada em junho deste ano, surgiu de um encontro no ‘Trançando Arte Brasil’.
“No evento conversei com o Vanderlei Victorino (então coordenador da Igualdade Racial) e tivemos a ideia de montar um grupo para se apresentar na Virada Negra deste ano. Juntei mais sete amigos, todos estudantes de Educação Física, e formamos a Cia. Ruad”, explica Jéssica, dançarina e estudante de Educação Física.
LEIA TAMBÉM
Clássicos em Cena tem ‘LADAaLADO’ no Solar
Uma história, um violão e uma lição de superação
Misturando dança contemporânea, jazz, clássico e street, o grupo vai subir ao palco oficialmente pela primeira vez na Virada Negra, que acontece nos dias 19 e 20 de novembro.
“Nós ensaiamos e sempre dançamos em eventos da Esef (Escola Superior de Educação Física), onde todos do grupo estudam. Cada integrante dança algum ritmo diferente. Assim, unimos tudo para fazer um estilo particular”, frisa Jéssica.
O nome escolhido para a Cia. Ruad vem de ‘Raças Unidas pelo Amor à Dança’. “Somos dançarinos com histórias, estilos e raças diferentes. Todos juntos para fazer o que mais amamos: dançar”, vibra a dançarina.
A virada
Pelo segundo ano consecutivo, a Virada Negra vai comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra em Jundiaí. A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir), agora sob responsabilidade de Valéria Fonseca, inicia as celebrações dia 19 de novembro, às 19h30, e termina dia 20 de novembro, às 18h.
A Missa Afro na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Vila Arens) abrirá a comemoração e o show de encerramento será com a cantora e bailarina guineana Fanta Konate.
“A Cia. Ruad vai dançar no Teatro Polytheama antes do show da Fanta Konate. Estamos nervosos e felizes pela oportunidade”, comemora Jéssica.
Confira a programação:
DIA 19 DE NOVEMBRO (QUARTA-FEIRA):
Às 19h30 – Missa Afro na Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Vila Arens);
Às 23h – Balada Virada no Clube 28 de setembro.
DIA 20 DE NOVEMBRO (QUINTA-FEIRA):
Às 08h30 – Marcha da Consciência Negra
Das 10h às 16h – Na Praça do Fórum:
- Praça de Alimentação com culinária típica Africana e Afro-brasileira;
- Apresentação de capoeira;
- Apresentação de Afoxé;
- Apresentação de Tambores Africanos;
- Apresentação do grupo Tambores de Inkice (maracatu);
Às 18h – No Polytheama:
- Apresentação da Cia Ruad;
- Show de Encerramento com Fanta Konate.
Luiza Ronchi
Fotos: Paulo Grégio
-
14/09/2022
Setembro Amarelo: evento online aborda políticas de prevenção
-
19/11/2016
Marcha da Consciência Negra defende cotas no Centro
-
17/11/2016
Programação especial à Cultura Negra tem início
-
10/11/2016
Dia da Consciência Negra traz atrações culturais a Jundiaí