Fabio Sotto Mayor é recordista de velocidade

Publicada em 28/11/2014 às 19:00

A história do piloto Fábio Sotto Mayor confunde-se com a trajetória do próprio automobilismo brasileiro. Ganhou proeminência nacional e internacional em 1991, quando bateu o recorde de velocidade pilotando um Opala de mesmo ano, atingindo a incrível marca de 315 Km/h com o carro de rua num trecho de 5 quilômetros da rodovia Rio-Santos.

Neste sábado (29), às 10h, ele estará em Jundiaí para promover a Old Stock Race (nova categoria da Stock Car). Uma sessão de autógrafos e entrevista coletiva foram programadas na concessionária Luchini, no Anhangabaú.

O feito, ainda que inadvertidamente, marcou o fim do Opala nas disputas da Stock Car, onde Fábio também era piloto, com um título em 1988 e outros quatro vice-campeonatos no currículo. Fábio é presença confirmada no 8º Encontro nacional de Opalas, que será realizado no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva, no próximo domingo (30).

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“Acho incrível esse tipo de evento. É impressionante ver como as pessoas ainda amam o carro, e eu fico impressionado com a conservação de alguns modelos, que parecem ter saído da fábrica naquele momento”, garante o eterno piloto, atualmente com 60 anos. “Infelizmente, não fiquei com nenhum dos opalas que já tive, e me arrependo bastante.”

Fábio vê com entusiasmo o resgate desse capítulo da história por meio da recém-criada categoria “Old Stock Race”, que vai reunir aproximadamente 15 Opalas em uma modalidade paralela à Stock Car. “A Fórmula 1 tem categorias com carros mais antigos. Isso é muito bom, os mais velhos querem rever e reviver as histórias. Os mais novos querem conhecer, ver as diferenças entre os modelos e as inovações de um modelo para outro. Sem contar que é muito mais barato”, explica o piloto, que esteve pela última vez nas pistas há dois meses, disputando os 500 Km/h de Mogi Guaçu a bordo de um Ômega.

“Quando a gente vê o automobilismo por dentro é difícil parar. Você aprende um pouco de tudo, de marketing a logística, de mecânica à engenharia. Sem contar com as amizades e as histórias, que vou carregar para o resto da vida”, diz em tom pausado, pouco antes de lembrar da primeira vez que entrou no cockpit de um carro de corrida.

História
Em 1972, Fábio tinha 18 anos, idade que o credenciava a disputar uma corrida de Fusca que agitava Ribeirão Preto. Dona Silvia, a mãe, acreditava que o filho jogava basquete, quando, na verdade, estava acelerando em um circuito próximo. “A única segurança que tínhamos era um ‘Santo Antônio’, e mais nada. Foi ali que comecei”, recorda, inspirado à época por uma cena efervescente, que chegou a ter 18 pilotos, como Paulo Gomes, por exemplo.

Depois do Fusca, veio a disputa com o Dodge. Acelerou fundo e, ao se dar conta, cruzava a linha de chegada do ano de 1982 com passaporte carimbado para o ingresso na categoria principal da Stock Car, onde correu por 25 anos.

“Era tudo muito mais artesanal. Cada equipe tinha dois ou três mecânicos. Hoje são mais de 20. A evolução deixou os carros muito mais eletrônicos e pouco mecânicos. O Opala é uma janela aberta para essa época, uma história importante da nossa indústria automobilística e industrial”, finaliza Fábio.

O ENCONTRO
O 8º Encontro Nacional de Opalas está marcado para 30 de novembro (domingo), das 9h às 17h, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). O evento é promovido pelo Clube Opaleiros de Jundiaí e conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí – por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Cultura, Serviços Públicos e Comunicação Social – Luchini, MeuOpala.com e Racing Project.

São esperados cerca de 2 mil veículos e integrantes de clubes de outros Estados. Donos de Opalas de outros países, como Argentina, Paraguai e Chile, também já confirmaram presença. Segundo os organizadores, 20 mil pessoas devem passar pelo parque durante o encontro, que também terá apresentação de quatro bandas ao vivo.

Thiago Secco
Foto: Divulgação

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/28/fabio-sotto-mayor-e-recordista-brasileiro-de-velocidade/