Prefeito entrega ampliação da UBS Morada das Vinhas
Publicada em 01/11/2014 às 20:15O prefeito Pedro Bigardi entregou na manhã desta sexta-feira (31) a obra de ampliação da unidade básica de saúde (UBS) Morada das Vinhas. Com isso, a área construída passou de 582m² para 674m². E a partir de janeiro de 2015, foi anunciado também que o horário de funcionamento será estendido até as 19h.
Desde o ano passado, a Prefeitura de Jundiaí já investiu mais de R$ 3,5 milhões em reformas e ampliações de UBSs. “Nunca houve tanto investimento na área da saúde na cidade e queremos avançar cada vez mais, inclusive nas condições para os profissionais atenderem cada vez melhor a população”, destacou o prefeito Pedro Bigardi.
CONFIRA AS FOTOS DA AMPLIAÇÃO DA UBS MORADA DAS VINHAS
LEIA TAMBÉM
Saúde promove capacitação para enfermeiras
Outubro Rosa: Unidades de saúde encerram campanha
A reestruturação da rede municipal de saúde é uma das ações previstas no Programa de Metas do atual governo municipal. “A saúde é o setor mais difícil de ser administrado. Por isso, é uma satisfação entregar em cada canto da cidade uma melhoria nessa área”, destacou Bigardi.
Ele lembrou que na semana passada foi entregue a ampliação da UBS Novo Horizonte. “Este ano já entregamos também as unidades Eloy Chaves e Caxambu, ambas totalmente reformadas. E em breve vamos entregar a academia de saúde no Santa Gertrudes, que já está praticamente pronta.”
A nova ala da UBS Moradas das Vinhas recebeu o nome da agente comunitária Silvia Helena Fonseca de Macedo, que trabalhou mais de 12 anos no bairro. Ela faleceu ano passado. “Nossa família inteira está muito feliz e honrada com essa homenagem”, disse Júlia Fonseca, sobrinha de Silvia.
Com a reforma, a UBS Morada das Vinhas ganhou sala de reunião de 60 metros quadrados, copa e banheiros. O investimento foi de R$ 213 mil. O espaço será destinado para a equipe de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), formada atualmente por 19 profissionais.
A unidade tem mais de 25 mil prontuários ativos. E a equipe de agentes comunitários atende cerca de 5 mil famílias nos bairros sob responsabilidade da UBS Morada das Vinhas. “Os agentes não tinham um espaço próprio e adequado para trabalhar. Essa ampliação é importante e vai fortalecer o trabalho e os profissionais, que se sentem mais valorizados”, destacou a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF), da Secretaria de Saúde, Elaine Pilon.
Ampliação
O secretário de Saúde, Gerson Vilhena, aproveitou a cerimônia para dar uma boa notícia aos moradores da região. “A partir de janeiro de 2015 vamos ampliar o horário de atendimento da UBS Morada das Vinhas, que ficará aberta até as 19h. Essa era uma reivindicação antiga aqui do bairro”, informou.
Ele lembrou que a primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da cidade, no Novo Horizonte, está em fase final de construção, e que em breve serão abertos os editais para licitação de outras três UPAs, entre elas a da Vila Hortolândia – que atenderá o Morada das Vinhas.
O secretário de Obras, Alan Piccolo, destacou alguns investimentos que a Prefeitura realiza naquela região. “Fizemos recapeamento na rua Uva Niágara, na rodovia Geraldo Dias, na Pedro Clarismundo Fornari e na Caetano Gornatti, além de outras ações, como o parque que está sendo construído pela Secretaria de Serviços Públicos”, disse.
Participaram da cerimônia o vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, os secretários Aguinaldo Leite (Serviços Públicos), Tércio Marinho (Cultura), Edson Aparecido (Negócios Jurídicos) e Rita de Cássia Marchiore (Assistência e Desenvolvimento Social), o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco, e os vereadores Marcelo Gastaldo, José Dias e José Adair.
Investimentos
A reestruturação na rede municipal de saúde iniciada em 2013 já realizou a reabertura da UBS Pitangueiras, readequou as obras da UBS Anhangabaú, mudou a UBS Central para um imóvel mais espaçoso, inaugurou a nova sede da UBS São Camilo, uma das maiores e mais modernas da rede, e também entregou a ampliação das UBSs Caxambu, no fim de agosto, do Eloy Chaves, em setembro, e do Novo Horizonte, na semana passada.
Também seguem as obras na UBS Jardim Esplanada, UBS Vila Rami e UBS Jardim Tarumã. Outras também estão em fase de projeto, como a UBS Jardim do Lago e Jundiaí Mirim.
Outra ação importante na área da saúde foi a abertura do Pronto-Atendimento (PA) Central 24 horas, inaugurado em março do ano passado, nos primeiros 90 dias do atual governo. O espaço atende hoje cerca de 600 pessoas por dia.
Niza Souza
Foto: Cleber de Almeida
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial