Laço branco marca a luta pelo fim da violência contra as mulheres

Publicada em 01/12/2014 às 13:34

Depois de marcar presença em importantes campanhas que tiveram um laço como detalhe (rosa contra o câncer de mama e azul contra o câncer de próstata), a Coordenadoria das Políticas Públicas para a Mulher encampa agora as ações referentes aos 16 dias de ativismo que combatem a violência contra a mulher. A campanha é identificada também por um laço, da cor branca, significando adesão à luta pelo fim da violência contra as mulheres.

De acordo com a titular da Coordenadoria da Mulher, Marilza Barnabé Campos, essa ação foi antecipada em Jundiaí – teve início dia 20 de novembro, aproveitando a comemoração do Dia da Consciência Negra. “Como tivemos um capítulo que versa sobre o combate à violência contra a mulher negra, colocamos a ação dentro dos 16 dias de ativismo, mas a data que originou o movimento é 6 de dezembro”, explica.

LEIA TAMBÉM
População participa de conscientizção sobre a Aids
Campanha Estacione Consciente será lançada na quarta-feira (3)

Marilza: mais uma ação em favor da luta da mulher

Marilza: mais uma ação em favor da luta da mulher

Foi dia 6 de dezembro de 1989 que Marc Lepine assassinou 14 mulheres em uma sala de aula na Escola Politécnica de Montreal, no Canadá. Depois das mortes, ele saiu atirando pelos corredores e gritando “Eu odeio as feministas”.

O crime, que ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”, mobilizou a opinião pública daquele País, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens canadenses decidiu organizar-se para dizer que existem homens que repudiam essa violência. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

Marilza destaca que é mais um momento em nosso País para revigorar os movimentos que atuam em favor da proteção da mulher. “Apesar de termos 16 dias de ações, por meio da nossa rede, no dia 6 de dezembro essa ação ganha maior visibilidade com o uso do laço branco”.

Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/01/laco-branco-marca-a-luta-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres/