Evento mostra segredos da Ponte Torta no Novo Horizonte
Publicada em 19/01/2015 às 18:44Com um material descontraído e educativo para crianças de todas as idades, a carreta da Ponte Torta realiza no sábado (24), das 10h às 13h, no Jardim Novo Horizonte, uma “oficina lúdica” para levar o movimento pela conservação deste monumento do século 19 até o extremo oeste da cidade. A atividade ocorre no dia seguinte à palestra técnica do projeto, às 14h da sexta-feira (23), na Biblioteca Municipal Nelson Foot.
O trabalho conta com o apoio de tendas para que as atividades possam ser realizadas em pleno verão. As crianças vão encontrar uma série de tijolos cenográficos usados para a montagem de um arco (desde os tempos antigos até atuais) e aprendizado sobre técnicas de tijolo-e-meio ou meio-tijolo, enquanto os adultos podem ter dicas sobre a prensagem tradicional usada há mais de cem anos.
MAIS PONTE TORTA
Carreta da Ponte Torta vai ‘invadir’ a Festa da Uva
Conservação da Ponte Torta une tecnologia à tradição
Para arqueóloga, Jundiaí pode ocultar milhares de anos
O local da atividade vai ser na altura do número 2.210 da Estrada Municipal do Varjão, perto da quadra esportiva.
Palestra com especialista
A palestra da sexta-feira (23) do projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta ocorre com o principal especialista envolvido nesse trabalho, o restaurador Toninho Sarasá. Entre os assuntos a serem abordados estão casos como a descoberta de ruínas coloniais de um moinho durante um trabalho em Santana do Parnaíba ou a análise de “múmias” enterradas no Museu de Arte Sacra, na capital.
“Também vamos falar desse conceito de zeladoria, que é o empoderamento da comunidade no sentido de reconhecer quais são os bens de importância social que merecem ser conservados”, afirma.
O projeto da Prefeitura de Jundiaí, iniciado no segundo semestre de 2014, visa tanto os trabalhos de conservação desse monumento da década de 1880 como o envolvimento dos moradores da cidade, inclusive técnicos de órgãos públicos e estudantes de áreas como arquitetura ou história, na concepção de zelar pelo patrimônio coletivo.
A palestra começa às 14h na Biblioteca Municipal e envolve também a possibilidade de gravação de depoimentos sobre a Ponte Torta por parte dos interessados. Também está marcada outra palestra no mesmo local, para o dia 30 de janeiro, com o diretor do Museu Histórico e Cultural, Jean Camoleze.
Projeto coletivo
As oficinas lúdicas realizadas com a carreta, diferentemente das palestras, são itinerantes. O próximo local desse tipo de atividade será a Festa da Uva de Jundiaí no sábado (30), das 15h às 19h, e domingo (1), das 12h às 18h.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original