Prefeito assina acordo com Tribunal Regional Federal gaúcho
Publicada em 12/02/2015 às 15:31De um lado, em Jundiaí, o prefeito Pedro Bigardi na Sala de Situação do Paço Municipal. De outro, em Porto Alegre (RS), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Tadaaqui Hirose. O encontro, por meio de videoconferência realizada na manhã desta quinta-feira (12), foi um exemplo do que um sistema eletrônico de informações pode fazer para facilitar o trabalho de servir à população.
Jundiaí é uma das primeiras cidades a lançar mão dessa oferta do TRF-4. Hirose comentou, durante a videoconferência, que o custo de um sistema desses é estimado em R$ 20 milhões.
LEIA TAMBÉM
Prefeito Pedro Bigardi dá início ‘Dengue, Aqui Não!’
Jundiaí se prepara para o maior Carnaval da história
‘Operação Japi’ volta a orientar visitas realizadas na Serra
Dentro de pouco tempo, o município poderá usufruir dos benefícios dessa ferramenta graças a um acordo de cooperação técnica com o TRF-4, assinado simultaneamente pelo prefeito Pedro Bigardi e pelo desembargador Tadaaqui Hirose. A ferramenta para isso, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi oferecido gratuitamente ao município e permitirá uma revolução na gestão de processos. Os benefícios estão focados na economia de material e de tempo, além de contribuir com a sustentabilidade.
Ao conversar com o desembargador Hirose, o prefeito Pedro Bigardi destacou a importância que o sistema oferecido para a Prefeitura vai trazer, tanto para os procedimentos internos quanto para a cidade. O chefe do Executivo lembrou sua passagem por diversos setores do serviço público e o contato com “montanhas” de processos.
“Fui servidor e conheço essa rotina de acúmulo de papéis e documentos. Quando conseguimos uma parceria tão importante como essa com o Tribunal Regional Federal temos que agradecer muito”, disse.
A videoconferência foi coordenada pela equipe da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Vanessa Cestarolli, Celso Monteiro e Lara Ellen Meitling, e contou ainda com a participação do jornalista Thiago Secco, da Secretaria de Comunicação Social, que fez a abertura dos trabalhos juntamente com o cerimonial do TRF-4.
Como funciona
O sistema foi desenvolvido por servidores do TRF-4 e, assim como Jundiaí, foi cedido sem custos para outros tribunais e instituições administrativas do País. Ele permite transferir toda a gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos para o ambiente virtual. Com esse sistema, a tramitação de expedientes – criação, edição, assinatura e armazenamento – é totalmente realizada por meio eletrônico.
Inicialmente, o SEI será implementado na Cijun, órgão que hoje dá o suporte necessário à Prefeitura na manutenção dos diversos sistemas em operação. Ao final do prazo estimado em 180 dias, ele começa a ser implantado gradativamente em toda a Prefeitura.
O diretor-presidente da Cijun, Gilberto Novaes, destaca que a intenção é acabar com o grande volume de papéis, mas que não é só essa a vantagem que o sistema oferece. Segundo ele, a agilidade será observada no momento em que todos os setores envolvidos em determinada questão puderem visualizar e se manifestar, de forma simultânea, num mesmo processo.
“Processo esse que já começará de forma eletrônica, a partir da petição, podendo ela ser enviada de qualquer lugar e por diversas plataformas digitais”, explica Novaes.
Sobre os custos para implantação, o diretor-presidente informa que a Cijun já dispõe de equipamentos para isso, completando a capacitação já realizada pelos funcionários após visitas técnicas ao próprio TRF-4 e aos locais onde o sistema já foi implantado.
Como exemplo, Gilberto Novaes cita Joinville (SC), onde os procedimentos da Prefeitura têm semelhança com Jundiaí. Está prevista, inclusive, uma visita de Gilberto Noaves e da equipe àquela cidade, para acompanhar os resultados.
Alcir de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
17/01/2025
Assembleia Geral elege conselheiros da Cijun para nova gestão
-
10/01/2025
Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade estende atendimento durante as férias
-
10/01/2025
Vice-prefeito Ricardo Benassi visita o 156 e propõe melhorias no sistema de atendimento à população
Baixe as fotos desta notícia na resolução original