Prefeito Pedro Bigardi dá início ao ‘Dengue, Aqui Não!’

Publicada em 12/02/2015 às 15:04

O prefeito Pedro Bigardi deu início, nesta quinta-feira (12), à campanha “Dengue: Aqui Não!”, uma ação intensiva de combate à doença em Jundiaí. Ao lado do capitão Jantsch, do 12º Grupo de Artilharia de Camapanha (GAC), e do secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, o prefeito falou para pelo menos 130 pessoas – entre agentes de zoonoses da Prefeitura e soldados do Exército – destacados para as visitas durante todo dia.

A ação conta ainda com cerca de 170 agentes comunitários de saúde, que farão as visitas nos seus bairros de atuação. Ao todo, cerca de 300 pessoas estão envolvidas na campanha e a meta é visitar 10 mil domicílios.

Confira as fotos da ação Dengue, aqui não!

LEIA TAMBÉM
Jundiaí se prepara para o maior Carnaval da história
Confira o que abre e fecha em Jundiaí no período do Carnaval

Prefeito Pedro Bigardi agradece o empenho das equipes

Prefeito Pedro Bigardi agradece o empenho das equipes

A campanha “Dengue: Aqui Não!” é coordenada pela Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses. O ponto de partida foi a sede do 12º GAC. “Essa é uma junção muito feliz: o trabalho irreparável dos servidores com a credibilidade do Exército. Tenho certeza que a gente vai vencer a dengue”, afirmou o prefeito, que agradeceu o tenente-coronel Messias Siqueira Mendes Barbosa, comandante do 12º GAC, pela ajuda na operação.

O secretário de Saúde também destacou a importância dessa ação e a parceria com o Exército – classificada como “imprescindível” por Casarin. “Sem isso a gente não conseguiria realizar essa grande ação.” Já o capitão Jantsch avaliou a ação como uma “missão valiosa”.

Na sequência, as 16 equipes formadas por soldados e agentes de Zoonoses seguiram para os bairros em visita às casas.

Na Vila Hortolândia, a dona de casa Roseli Araújo da Silva Oliveira foi uma das primeiras a receber a equipe. Após uma vistoria no quintal, o soldado parabenizou a moradora. “Está tudo certo. Não há criadouros do mosquito da dengue, aqui”, disse.

Roseli contou que tem grande preocupação e sempre verifica se há recipientes com água parada. “Também oriento minha filha para tomar esse cuidado. A gente tem que fazer a nossa parte, para o bem da comunidade. Se cada um fizer sua parte, a gente não vai ter problema”.

Além de vistoriar os quintais e jardins para eliminar possíveis criadouros da dengue, as equipes da campanha distribuíram folhetos com informações sobre a doença e orientações de prevenção.

Campanha
O “Dia D” de combate à dengue em Jundiaí foi antecipado neste ano. Normalmente, a ação é realizada em março ou abril. “O perfil epidemiológico da doença mudou em vários municípios do Estado de São Paulo, por isso a decisão de antecipar essa grande ação”, explicou o gerente do Centro de Zoonoses, Carlos Ozahata.

Os soldados e os agentes de Zoonoses foram divididos em 16 equipes para visitar 13 bairros: Vila Alvorada, Parque Brasília, Jardim do Lago, Vila Bela, Jardim Esplanada, Colônia, Jardim Tamoio, Agapeama, Vila Arens, Vila Progresso, Jardim Samambaia, Centro e Jardim Tarumã.

Além disso, os agentes comunitários de saúde foram mobilizados em outras 18 localidades: Vila Marlene, Vila Hortolândia, Santa Gertrudes, Vila Maringá, Vila Cristo, Corrupira, Jardim Tulipas, Jardim Tamoio, Morada das Vinhas, Parque Centenário, Rio Acima, São Camilo, Jardim Novo Horizonte, Almerinda Chaves, Eloy Chaves, Sarapiranga, Vila Ana e Vila Esperança.

O objetivo da ação é conscientizar a população e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Pedimos a colaboração de todos nessa luta. Vale destacar a importância de cada morador olhar o seu quintal e eliminar recipientes com água parada”, disse o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin.

Ozahata destacou também que os moradores com sintomas (febre, dor de cabeça e dor no corpo) não devem se automedicar. A orientação é que procurem uma unidade de saúde ou um pronto-atendimento.

O Centro de Zoonoses fica na rua Prudente de Moraes, 744, no Centro. Telefone 4521-0660.

Soldado orienta moradora: cuidado e prevenção

Soldado orienta moradora: cuidado e prevenção

Algumas dicas para eliminar criadouros:
– Guarde pneus em locais secos e cobertos;
– Mantenha o lixo tampado;
– Guarde garrafas vazias de boca para baixo;
– Tampe as caixas d’água;
– Armazene adequadamente os materiais recicláveis;
– Tampe os ralos;
– Limpe os terrenos;
– Evite usar pratos nos vasos de planta, ou fure-os.

Principais sintomas da dengue:
– Febre alta;
– Dor de cabeça;
– Dor no fundo dos olhos;
– Falta de apetite;
– Dores nas articulações;
– Fraqueza;
– Manchas pelo corpo.

Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/12/prefeito-pedro-bigardi-da-inicio-ao-dia-d-contra-a-dengue-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original