Prefeito assina acordo com Tribunal Regional Federal gaúcho

Publicada em 12/02/2015 às 15:31

De um lado, em Jundiaí, o prefeito Pedro Bigardi na Sala de Situação do Paço Municipal. De outro, em Porto Alegre (RS), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Tadaaqui Hirose. O encontro, por meio de videoconferência realizada na manhã desta quinta-feira (12), foi um exemplo do que um sistema eletrônico de informações pode fazer para facilitar o trabalho de servir à população.

Jundiaí é uma das primeiras cidades a lançar mão dessa oferta do TRF-4. Hirose comentou, durante a videoconferência, que o custo de um sistema desses é estimado em R$ 20 milhões.

LEIA TAMBÉM
Prefeito Pedro Bigardi dá início ‘Dengue, Aqui Não!’
Jundiaí se prepara para o maior Carnaval da história
‘Operação Japi’ volta a orientar visitas realizadas na Serra

Prefeito Pedro Bigardi e Gilberto Novaes durante videoconferência

Prefeito Pedro Bigardi e Gilberto Novaes durante videoconferência

Dentro de pouco tempo, o município poderá usufruir dos benefícios dessa ferramenta graças a um acordo de cooperação técnica com o TRF-4, assinado simultaneamente pelo prefeito Pedro Bigardi e pelo desembargador Tadaaqui Hirose. A ferramenta para isso, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi oferecido gratuitamente ao município e permitirá uma revolução na gestão de processos. Os benefícios estão focados na economia de material e de tempo, além de contribuir com a sustentabilidade.

Ao conversar com o desembargador Hirose, o prefeito Pedro Bigardi destacou a importância que o sistema oferecido para a Prefeitura vai trazer, tanto para os procedimentos internos quanto para a cidade. O chefe do Executivo lembrou sua passagem por diversos setores do serviço público e o contato com “montanhas” de processos.

“Fui servidor e conheço essa rotina de acúmulo de papéis e documentos. Quando conseguimos uma parceria tão importante como essa com o Tribunal Regional Federal temos que agradecer muito”, disse.

A videoconferência foi coordenada pela equipe da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Vanessa Cestarolli, Celso Monteiro e Lara Ellen Meitling, e contou ainda com a participação do jornalista Thiago Secco, da Secretaria de Comunicação Social, que fez a abertura dos trabalhos juntamente com o cerimonial do TRF-4.

Como funciona
O sistema foi desenvolvido por servidores do TRF-4 e, assim como Jundiaí, foi cedido sem custos para outros tribunais e instituições administrativas do País. Ele permite transferir toda a gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos para o ambiente virtual. Com esse sistema, a tramitação de expedientes – criação, edição, assinatura e armazenamento – é totalmente realizada por meio eletrônico.

Inicialmente, o SEI será implementado na Cijun, órgão que hoje dá o suporte necessário à Prefeitura na manutenção dos diversos sistemas em operação. Ao final do prazo estimado em 180 dias, ele começa a ser implantado gradativamente em toda a Prefeitura.

O diretor-presidente da Cijun, Gilberto Novaes, destaca que a intenção é acabar com o grande volume de papéis, mas que não é só essa a vantagem que o sistema oferece. Segundo ele, a agilidade será observada no momento em que todos os setores envolvidos em determinada questão puderem visualizar e se manifestar, de forma simultânea, num mesmo processo.

“Processo esse que já começará de forma eletrônica, a partir da petição, podendo ela ser enviada de qualquer lugar e por diversas plataformas digitais”, explica Novaes.

Sobre os custos para implantação, o diretor-presidente informa que a Cijun já dispõe de equipamentos para isso, completando a capacitação já realizada pelos funcionários após visitas técnicas ao próprio TRF-4 e aos locais onde o sistema já foi implantado.

Como exemplo, Gilberto Novaes cita Joinville (SC), onde os procedimentos da Prefeitura têm semelhança com Jundiaí. Está prevista, inclusive, uma visita de Gilberto Noaves e da equipe àquela cidade, para acompanhar os resultados.

Assinatura foi acompanhada pela equipe técnica da Cijun

Assinatura foi acompanhada pela equipe técnica da Cijun

Alcir de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/12/prefeito-assina-acordo-com-tribunal-regional-federal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original