‘Bumbo do Japi’ realiza roda de samba neste domingo (22)

Publicada em 20/02/2015 às 09:39

O Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi realiza sua 1ª Roda de Samba, neste domingo (22), às 15h, no Barracão Cultural de Capoeira Idalina. O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Ação Comunitária, e tem entrada gratuita.

“Teremos um momento para contar um pouco da história do samba paulista e outro pra cantar e tocar, além dos clássicos, também composições autorais de artistas da região de Jundiaí. Falaremos um pouco sobre ‘Geraldo Filme’, importante precursor do samba paulista”, adianta João Fernandes, um dos intérpretes do grupo.

LEIA TAMBÉM
Transmissão do Carnaval pela TVE percorreu o mundo
Biblioteca recebe curso sobre contos de fadas em março

Como diferencial, as pesquisas que o Bumbo do Japi realiza e incentiva dão base a uma melhor qualidade musical, não por apenas revelar o caráter regional do samba, mas por fazer-se conhecer melhor cada nota, harmonia e canto que compõem o verdadeiro samba paulista. “Adquirimos propriedade sobre o assunto e disseminamos o histórico para toda a população”, completa João.

O projeto tem apoio da Secretaria de Cultura, como forma de valorização e disseminação do samba paulista. “O grupo não é fechado e visa alcançar muitos mais interessados no tópico samba paulista, que tem raízes interioranas. A intenção é que esse seja um projeto mensal”, salienta Eliane da Silva Pinto, diretora de Ação Comunitária.

O Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi nasceu depois da comemoração dos 119 anos do Clube 28 de Setembro, com o evento “Samba na Praça”, promovido pela Diretoria de Ação Comunitária. Reuniram-se na praça da Bandeira diversos músicos e importantes representantes do samba regional para muito além de comemorações, valorizar a cultura negra interiorana e o samba paulista.

O grupo fez sua estreia oficial em 7 de dezembro de 2014 (Dia Nacional do Samba), também em uma iniciativa da Diretoria de Ação Comunitária pela Secretaria de Cultura. Também no dia 12 de dezembro, maravilhando o público junto a Orquestra Municipal de Jundiaí, em uma apresentação mista de erudito e popular, na programação especial do ano passado, que comemorava os 103 anos do Teatro Polytheama.

Em 2015, o Bumbo do Japi levou para a 32° Festa da Uva e 3ª Expio Vinhos seu repertório diversificado indo de Adoniran Barbosa, artista que morou em Jundiaí, a músicas de Paulo Emílio Vanzolini, famoso compositor de “Volta por cima”.

Na apresentação deste domingo, o grupo mantém o repertório baseado em nomes do samba paulista. O Barracão Cultural de Capoeira Idalina fica na travessa General Martins Francisco Cruz, 96, Anhangabaú.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/20/bumbo-do-japi-realiza-roda-de-samba-neste-domingo-22/
Leia mais sobre