Prefeitura prepara protocolo para volta dos trens de carga
Publicada em 23/02/2015 às 11:39A Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia de Jundiaí, por meio da Diretoria de Fomento à Indústria, reuniu, na tarde de sexta feira (20), as empresas MRS Logística S/A e Cia. Paulista de Transportes Metropolitanos (CPTM) para definir os últimos acertos do texto que compõe uma minuta do protocolo de intenções para retomada do transporte ferroviário de cargas em Jundiaí e outras ações, que será posteriormente protocolado em Brasília na Secretaria de Patrimônio da União (SPU).
O encontro foi realizado no oitavo andar do Paço Municipal e também contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser, do Diretor de Fomento à Indústria da pasta, Gilson Pichioli, do Secretário de Transportes Wilson Folgozi, e técnicos das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos.
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O protocolo de intenções determina ações conjuntas entre as partes para viabilizar efetivamente a operação de um Terminal Intermodal de Cargas em Contêineres na cidade ainda neste ano, em área que pertence à União, localizada em frente à Estação Ferroviária e ao lado da antiga fábrica da Duratex. “Após o texto ser finalizado e acordado com todas as partes envolvidas, ele passará por uma análise jurídica para, somente aí, ser encaminhado à Secretaria de Patrimônio da União (SPU), em Brasília”, explicou Cereser.
O principal objetivo do documento, que terá as assinaturas do Prefeito Pedro Bigardi e dos presidentes das empresas MRS Logística e CPTM, é a destinação da área, que hoje pertence à União, para ser implantado o Terminal de Cargas e a infraestrutura necessária para a retomada do escoamento da produção local por meio de containers, que seriam levados de Jundiaí ao porto de Santos pela malha ferroviária. Além disso, parte da área será destinada ao município para construção de um reservatório que será utilizado na macrodrenagem do Rio Jundiaí e águas pluviais.
“Jundiaí precisa resgatar sua cultura ferroviária para impulsionar o setor industrial, favorecendo o escoamento para o mercado externo e interno, e eliminando gargalos existentes hoje dentro do sistema rodoviário”, defendeu Pichioli. O escoamento produtivo via containers, inclusive, existia no mesmo local, sendo desativado em 2012.
Um dos pontos que também foram debatidos no encontro foram os necessários ajustes entre a nova configuração do local com o futuro traçado do Trânsito Rápido por Ônibus ( BRT) – um corredor com mais de 4 quilômetros que vai ligar o Terminal Colônia ao Centro, passando próximo ao futuro Terminal Intermodal de Jundiaí e sobre as linhas hoje existentes.
Pela ferrovia MRS Logística esteve presente o relações institucionais da empresa, José Roberto Lourenço, que defendeu primeiramente a cessão da área do Governo Federal para a MRS e, posteriormente, afinar detalhes do aspecto viário e estrutural. Pela CPTM, o diretor de planejamento e projetos, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, que lembrou que o mesmo local deverá ser usado, também, para comportar o futuro trem de passageiros – Trem Regional – ligando inicialmente Jundiaí à São Paulo, num projeto apresentado recentemente pelo Governo do Estado.
O texto final deverá ser finalizado e encaminhado aos respectivos jurídicos em uma ou duas semanas para ser protocolado na SPU, em Brasília.
Thiago Secco
Fotos: PJ
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