Prefeitura elabora plano de contingência para dengue
Publicada em 25/02/2015 às 18:03Definir as atribuições e ações de cada equipamento de saúde, oferecer atendimento de qualidade para a população e evitar mortes em caso de uma epidemia de dengue. Esses são os principais objetivos do Plano de Contingência para Dengue e Chikungunya em elaboração pela Secretaria de Saúde de Jundiaí.
As reuniões são realizadas semanalmente, desde o início deste mês, e envolvem as Vigilâncias em Saúde, os hospitais públicos da cidade, as redes de atenção básica e secundária e a assistência farmacêutica.
CONFIRA O SITE DO “DENGUE, AQUI NÃO!”
LEIA TAMBÉM
Imagens que ajudam no tratamento de pacientes do Caps
Faculdade de Medicina tem cursos para a Terceira Idade
Humanização do São Vicente discute ampliação de visitas
“Apesar de estarmos longe de chegar a esse ponto, temos de ter em mente que a dengue é uma doença de caráter epidêmico. Por isso, é muito importante termos um plano de ação para poder oferecer o melhor atendimento à população. Precisamos estar preparados”, destaca o gerente do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, Carlos Ozahata.
Uma das discussões, inclusive, é a definição dos indicadores para determinar o estado de epidemia. Segundo Ozahata, o plano de contingência do Estado sugere alguns indicadores, mas cada cidade tem particularidades. “Tudo depende da estrutura e da capacidade de atendimento de cada município. É isso que estamos definindo.”
O plano vai definir ainda os protocolos de atendimento e o papel das unidades básicas, dos hospitais e até das equipes de estratégia da família em caso de uma epidemia, além da logística dos insumos.
“Um dos objetivos é desafogar os hospitais. Se cada unidade de saúde fizer cinco hidratações, por exemplo, seriam 185 pacientes a menos na rede hospitalar, que ficaria responsável apenas pelo atendimento dos casos mais graves”, exemplifica Ozahata.
O último boletim da Vigilância Epidemiológica mostra que Jundiaí registrou este ano 96 casos de dengue, sendo 63 autóctones (contraídos na cidade) e 33 importados.
Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
11/12/2024
Estudantes vencedores do concurso de vídeos Brinc@r.com são premiados no Ciempi
-
07/12/2024
Estratégias são reforçadas para enfrentamento da dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original