Prefeitura elabora plano de contingência para dengue

Publicada em 25/02/2015 às 18:03

Definir as atribuições e ações de cada equipamento de saúde, oferecer atendimento de qualidade para a população e evitar mortes em caso de uma epidemia de dengue. Esses são os principais objetivos do Plano de Contingência para Dengue e Chikungunya em elaboração pela Secretaria de Saúde de Jundiaí.

As reuniões são realizadas semanalmente, desde o início deste mês, e envolvem as Vigilâncias em Saúde, os hospitais públicos da cidade, as redes de atenção básica e secundária e a assistência farmacêutica.

CONFIRA O SITE DO “DENGUE, AQUI NÃO!”

LEIA TAMBÉM
Imagens que ajudam no tratamento de pacientes do Caps
Faculdade de Medicina tem cursos para a Terceira Idade
Humanização do São Vicente discute ampliação de visitas

Representantes dos órgãos de saúde participam do plano

Representantes dos órgãos de saúde participam do plano

“Apesar de estarmos longe de chegar a esse ponto, temos de ter em mente que a dengue é uma doença de caráter epidêmico. Por isso, é muito importante termos um plano de ação para poder oferecer o melhor atendimento à população. Precisamos estar preparados”, destaca o gerente do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, Carlos Ozahata.

Uma das discussões, inclusive, é a definição dos indicadores para determinar o estado de epidemia. Segundo Ozahata, o plano de contingência do Estado sugere alguns indicadores, mas cada cidade tem particularidades. “Tudo depende da estrutura e da capacidade de atendimento de cada município. É isso que estamos definindo.”

O plano vai definir ainda os protocolos de atendimento e o papel das unidades básicas, dos hospitais e até das equipes de estratégia da família em caso de uma epidemia, além da logística dos insumos.

“Um dos objetivos é desafogar os hospitais. Se cada unidade de saúde fizer cinco hidratações, por exemplo, seriam 185 pacientes a menos na rede hospitalar, que ficaria responsável apenas pelo atendimento dos casos mais graves”, exemplifica Ozahata.

O último boletim da Vigilância Epidemiológica mostra que Jundiaí registrou este ano 96 casos de dengue, sendo 63 autóctones (contraídos na cidade) e 33 importados.

Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/25/prefeitura-de-jundiai-elabora-plano-de-contingencia-para-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original