Prefeitura inicia nesta terça (3) campanha de vacinação contra HPV
Publicada em 02/03/2015 às 18:41A Secretaria de Saúde inicia nesta terça-feira (3) uma nova fase da campanha de vacinação contra o vírus HPV, que este ano será direcionada para meninas de 9 a 11 anos. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município, no horário de atendimento.
No ano passado, a campanha foi voltada para a faixa etária de 11 a 13 anos. Por isso, as meninas de 12 e 13 anos que ainda não se vacinaram, ainda podem procurar uma unidade de saúde para receber a primeira dose.
LEIA TAMBÉM
Vagas para acunpuntura na FMJ são preenchidas em 24 horas
São Vicente realiza cerimônia para acolhimento dos residentes
UBS Santa Gertrudes encerra grupo do programa antitabagista
A vacina contra HPV foi incluída em 2014 no calendário básico de vacinação da rede pública e é composta por três doses, sendo a segunda após seis meses da primeira e a terceira, no prazo de cinco anos.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, a definição da faixa etária de imunização se baseou em estudos epidemiológicos, que apontam melhores níveis de anticorpos quando a menina é vacinada na adolescência.
A vacina imuniza as meninas contra as 15 variedades mais perigosas do papilomavírus humano (HPV) relacionadas a doenças como câncer de colo de útero, de vagina, verrugas genitais e outros tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de colo do útero é o terceiro que mais atinge as mulheres.
Niza Souza
Foto: Arquivo
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
28/10/2025
VISAM reforça importância das ações de vigilância ambiental e proteção à saúde pública -
18/10/2025
Outubro Rosa: Espaço Expressa recebe atividades especiais para as mulheres -
17/10/2025
Dia D de Multivacinação em Jundiaí: saiba quais as vacinas disponíveis e onde tomar -
14/10/2025
Munícipios da RMJ apresentam demandas conjuntas em saúde, mobilidade e segurança ao governador
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
