Cerest faz campanha para frentistas e motoristas
Publicada em 13/03/2015 às 14:41 O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí (Cerest), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores dos Postos de Combustíveis e Derivados do Petróleo de Jundiaí e Região (Sinpospetro) realiza, na próxima quarta-feira (18), a campanha “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático!”. A iniciativa é estadual, coordenada pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS) e envolve todos os Cerests do Estado de São Paulo.A campanha consiste na entrega de um folder para cada trabalhador dos postos de combustíveis, bem como na afixação de um cartaz em cada base de trabalho e na distribuição de folheto educativo aos motoristas parados para o abastecimento. De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho e autoridade sanitária do Cerest Jundiaí, Celso Augusto de Souza, a campanha tem objetivo de esclarecer sobre os danos que podem ser provocados à saúde dos trabalhadores, motoristas e ao meio ambiente, quando o veículo é abastecido além do limite.
LEIA TAMBÉM
Reorganizadas, vigilâncias mudam de endereço
Prefeitura vai investir R$ 25,5 mi em pacote de obras
FMJ comemora 47 anos com uma história cheia de conquistas
“Quando o frentista não respeita o sinal de travamento da bomba, ele e o cliente se expõem aos vapores da gasolina, que contém diversas substâncias químicas e que são invisíveis aos olhos, mas extremamente perigosas à saúde”, disse Souza. “Outro motivo para o abastecimento até o travamento é a necessidade de evitar a contaminação do meio ambiente. Existe nos veículos um dispositivo chamado cânister, que é conectado ao tanque de combustível, para controlar as emissões de vapores tóxicos. Abastecer “até a boca” pode danificar esse dispositivo e provocar a liberação desses vapores”, continua o engenheiro.
Por último, Souza diz que também é possível evitar danos ao veículo, com o procedimento correto para o abastecimento. “Danificado o cânister, o veículo passa a consumir mais combustível, tem queda de rendimento e pode provocar derramamentos acidentais”, finaliza.
Cuidados especiais
O engenheiro Celso Souza também fala sobre os cuidados especiais durante o abastecimento de veículos. “Primeiro, duas medidas são evidentes: frentistas gestantes devem ser remanejadas da função e crianças não devem se expor aos vapores”, ensinou.
O uso das máscaras respiratórias para vapores orgânicos, avental, luvas e óculos de segurança, durante a coleta de amostra de combustível, na medição do tanque com trena e durante o desabastecimento do caminhão-tanque é indispensável.
Microrregião
Todos os municípios da área de abrangência do Cerest Jundiaí participam da campanha. São eles: Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itatiba, Atibaia, Morungaba, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Louveira e Vinhedo.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
23/03/2025
CEREST Jundiaí compartilha experiências com técnicos de São José dos Campos
-
08/03/2025
CEREST reúne servidoras para evento de autocuidado e reflexão
-
03/03/2025
Jundiaí avança na construção do Plano de Políticas Públicas para Mulheres
-
23/02/2025
Jundiaí como referência: CEREST recebe comitiva da Bahia para troca de experiências em saúde do trabalhador
Baixe as fotos desta notícia na resolução original