Fumas lança Programa Leitura no Jardim Sorocabana
Publicada em 13/03/2015 às 13:48Aproximadamente 50 crianças do Jardim Sorocabana, em Jundiaí, tiveram uma manhã diferente e animada nesta sexta-feira (13). Acompanhadas das mães, elas viram – curiosas – uma contação de história no Centro Comunitário da avenida Armando Giasseti. No final, levaram para casa um kit com frutas e barra de cereal e um potinho com terra e sementes de girassol, alusivos à história que tinham acabado de conhecer.
A atividade marcou o lançamento do Programa Leitura, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas). A novidade dá vida a uma pequena biblioteca, um cantinho de leitura e convivência, que ficará à disposição das crianças da comunidade cadastradas no Programa de Suplementação Alimentar da entidade. No Centro Comunitário do Sorocabana, mais de 200 livros compõem a iniciativa, resultado de inúmeras doações.
LEIA TAMBÉM
Com parceria, PAT prepara jovens para o mercado de trabalho
As técnicas em nutrição da Fumas, Raquel Semiramis César e Silvia Helena Donizete de Lima, explicaram que o programa de suplemento alimentar consiste na distribuição da sopa (feita com alimentos naturais na cozinha industrial da Fumas) e sobremesa em 15 pontos de distribuição pela cidade.
Todos os dias, quase 1 mil crianças são beneficiadas com a medida, que existe desde 1981 e conta com a ajuda valiosa de inúmeros voluntários no processo logístico. “A ideia é levar o cantinho de leitura para cada um desses locais”, contaram. Apenas no Jardim Sorocabana, a sopa é distribuída de segunda à sexta, pela manhã e tarde, no contraturno escolar das crianças de seis meses a 12 anos cadastradas.
Além do Programa Leitura, a Fumas já desenvolve outras ações complementares ao Programa Alimentar, como o acompanhamento antropométrico (medição de peso e altura das crianças) e oficinas de culinária em que as crianças são levadas a cozinhas para preparar alguns pratos.
Voluntariado
Maria das Marcês Azevedo trabalhou a vida toda como cozinheira da Fumas. Aposentada há 10 anos, não perdeu o tino para dedicar-se a ações sociais. Ela saiu de casa bem cedinho e, voluntariamente, contou histórias aos pequenos da comunidade por aproximadamente uma hora. “Não queria me sentir inútil depois da aposentadoria. Isso aqui é a seiva para a árvore da minha vida”, desabafou, explicando que é impossível medir a satisfação que esse tipo de iniciativa traz ao coração.
No canto do salão, em pé e ninando a filha, Elismary da Silva Souza, de 25 anos, mostrava-se feliz com a mobilização. Moradora há mais de 20 anos no local, a jovem pernambucana, nascida na cidade de Araripina, disse que também contribui como voluntária da Fumas.
“A comunidade é bastante carente e esta é a chance de fazer alguma coisa”, disse ela, que, assim como o marido, procura por emprego. “A sopa é fundamental para mim, porque ajuda na alimentação da Thiely e do Thierri”, conta a mãe do casal. “Quando era pequena, não tive essa oportunidade do acesso à leitura. Olha como as crianças ficam alegres”, aponta.No fim da contação, Maria das Mercês deixou o recado final. “Dentro de cada um de vocês existe um grande homem e uma grande mulher. Sejam!”
Thiago Secco
Foto: Cleber de Almeida
-
21/12/2024
Prefeitura de Jundiaí regulariza cerca de 3,6 mil imóveis em oito anos
-
05/12/2024
Prefeitura executa obras de prevenção à enchentes em toda a cidade
-
13/06/2024
Biblioteca comunitária recebe doação de livros e será aberta ainda em junho no Jardim Fepasa
-
08/06/2024
Emoção marca a entrega de 340 escrituras no Jardim Novo Horizonte
Baixe as fotos desta notícia na resolução original