Cultura apoia CD comemorativo ao centenário da Romaria

Publicada em 23/03/2015 às 15:27

Lemão Gut compôs maioria das músicas do CD

Lemão Gut compôs maioria das músicas do CD

É com chave de ouro que Jundiaí vai encerrar as comemorações do centenário de sua tradicional Romaria Diocesana Masculina. Depois da estreia do documentário em DVD, agora é a vez do lançamento do CD comemorativo “Jundiaí a Pirapora – Centenário de Fé”, em evento programado para o dia 9 de abril, na Paróquia Beato Frederico Ozanam.

Assim como o DVD, a produção e gravação do CD são realizações da Secretaria de Cultura, que subsidiou a produção de três mil cópias para as comemorações dos 100 anos da Romaria, agora reconhecida como patrimônio imaterial da cidade pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac).

Gravado no estúdio Villa Música, com produção de Luciano Trinquinato, o CD apresenta sons que eternizam as longas viagens dos peregrinos, como as ladainhas e melodias feitas para as missas e as canções criadas exclusivamente para esse momento, como o Hino do Centenário, a maioria com letra e música de José Edmundo Gut, o Lemão Gut. Ele lembra que a letra do Hino ao Bom Jesus de Pirapora, sempre entoado na igreja da cidadezinha com cerca de 15 mil habitantes, foi escrita em 1934 por um de seus fundadores. Neste ano, o auge da Romaria, que é a chegada ao santuário, será no dia 17 de maio.

LEIA TAMBÉM
Luta contra a discriminação racial tem flash mob no Centro
Virada Jundiaí terá 48 horas e mais de 70 atrações culturais
Cultura e Guarda Municipal se unem para criação de banda marcial

Lemão Gut conta que o acervo, constituído por DVD, CD e uma revista, é um tributo em homenagem à história da Romaria. “Esse material registra não somente as comemorações, mas toda a caminhada da Romaria ao longo desses cem anos. É também uma homenagem aos nossos antepassados e, sem dúvida, vai contribuir para contar a saga desse importante grupamento às futuras gerações “.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, diz que “todo esse acervo, enriquecido com músicas, entrevistas e fotografias, é um registro mais do que merecido de um dos eventos mais importantes e tradicionais da história de Jundiaí”.

Para o compositor, o apoio da Prefeitura de Jundiaí nesse processo tem sido fundamental. “Não se trata somente de um apoio financeiro. O que mais nos sensibiliza é o fato de o poder público reconhecer o valor cultural e religioso da Romaria no contexto social de Jundiaí“, afirma Gut.

A distribuição dos CDs ficará por conta da Associação dos Romeiros, que prevê a entrega das cópias entre os músicos, os romeiros e a Diocese de Jundiaí. Alguns CDs também serão doados como parte do acervo da Secretaria de Cultura

A gravação das músicas teve acompanhamento do Coral da Romaria, do Coral Sertanejo da Associação Jundiaiense de Música Sertaneja, do Grupo Cantores do Caxambu e também da Banda São João Batista.

A festa de lançamento do CD, aberta ao público, será no dia 9 de abril, a partir das 20h na Paróquia Beato Frederico Ozanam, no Parque do Colégio, com participação do Coral da Romaria. A entrada é gratuita.

Coral da Romaria irá se apresentar no lançamento do CD

Coral da Romaria irá se apresentar no lançamento do CD

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/23/cultura-apoia-cd-comemorativo-ao-centenario-da-romaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original