Fumas amplia ação de Leitura em centros de distribuição alimentar

Publicada em 27/03/2015 às 18:26

Lançado no último dia 13 de março com as crianças do Jardim Sorocabana, o Programa Leitura, iniciativa da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), ganhou asas ao abrir as portas da literatura infantil para mais 40 crianças da cidade – todas beneficiadas com a sopa servida gratuitamente todos os dias no Centro Comunitário do Parque Centenário. Assim, na manhã desta sexta-feira (27), o “Caixa de Leitura”, como é chamado, ganhou mais um espaço, um cantinho enfeitado e colorido onde reinam soberanas letras e palavras – lugar de aprender e conviver.

Por ali, 200 exemplares compõem a pequena biblioteca. São livros infantis, gibis, cadernos de desenho e pintura. Agora, além da sopa, as crianças podem levar um livro para casa junto da sobremesa que também ganham.

LEIA TAMBÉM
Fumas e Associação formam manicures na Vila Ana
Fumas abre inscrições para 544 unidades habitacionais

1ª fase das obras de habitação no Novo Horizonte está adiantada

Criançada animada durante contação de história que marcou início do Caixa de Leitura

Criançada animada durante contação de história que marcou início do Caixa de Leitura

Para lançar o programa no Parque Centenário, foi escalado praticamente o mesmo time da Fumas que esteve no Jardim Sorocabana. As técnicas em nutrição Raquel Semiramis César e Silvia Helena Donizete de Lima dividiam a atenção e o carinho delicado a cada pequeno com a contadora de histórias Maria das Marcês Azevedo, que por quase uma hora hipnotizou a criançada, recebendo em troca doses generosas de sorriso e afeto.

“As crianças estão pegando o espírito da coisa, estão realmente entendo o significado da história”, conta Mercês, que se utiliza de uma pintura inacabada de árvore para dar sentido às histórias. “As crianças colocam a mão na massa, e me ajudam a finalizar a pintura da árvore. Com isso, tento mostrar que um mais um é sempre mais que dois. Que a amizade e o companheirismo são riquezas das mais valiosas. E as crianças amam interagir, e levam esses conceitos com elas”, contou a voluntária, apontando para os três pilares de uma vida feliz: ser amado, ser reconhecido e ser elogiado.

O controle da saída e devolução dos livros ficará a cargo de três mães voluntárias, que já atuam no Centro Comunitário em dobradinha com as agentes da Fumas. A próxima região que deverá receber a Caixa de Leitura da Fumas será o Jardim Santa Gertrudes, em data a ser definida.

Douglas e o filho Enzo: "O café da manhã dele é a sopa, e ele adora"

Douglas e o filho Enzo: “O café da manhã dele é a sopa, e ele adora”

O pequeno Enzo Gabriel, de 2 anos, se agitava alegre entre o colo do pai, o jovem Douglas Henrique Gomes, de 23 anos, e o carrinho de neném estilizado em forma de carro de gente grande.

Douglas conta que é autônomo e, por isso, acaba passando a maior parte do tempo com o filho, vendo de perto o desenvolvimento do pequeno, graças, em parte, à sopa da Fumas que o filho toma todos os dias. “O café da manhã dele é a sopa que é servida aqui. Ele gosta muito. E depois, ainda ganha fruta de sobremesa.”

Naquele momento, a mulher de Douglas, Luana, enfrentava o vai e vem do trânsito atrás do volante do carro da padaria do bairro, onde entrega pães e confeitos de encomenda para empresas. Há sete anos juntos e tendo Enzo como único filho, o casal sabe que seria muito mais apertado para o orçamento familiar caso não pudessem contar com o apoio do programa de Suplementação Alimentar da Fumas.

Thiago Secco
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/03/27/fumas-amplia-programa-de-leitura-em-centros-de-distribuicao-alimentar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original