Saúde e serviços ganham força na Região Norte
Publicada em 01/04/2015 às 16:17As visitas do prefeito Pedro Bigardi, pelo programa Prefeitura em Ação, continuaram na Região Norte da cidade na manhã desta quarta-feira (1). Acompanhado de secretários, assessores municipais e vereadores, Bigardi ressaltou o andamento das obras da Cidade Administrativa, área de 300 mil metros quadrados na Vila Hortolândia, que vai abrigar diversos órgãos.
“Está previsto que a infraestrutura da Cidade Administrativa seja concluída em 90 dias. Depois disso, os órgãos vão começar a se instalar. Em alguns casos, como o do Sesi, as obras já estão bem adiantadas”, explicou o prefeito.
MAIS PREFEITURA EM AÇÃO NA REGIÃO NORTE
Prefeito entrega asfalto no Corrupira
Obras do CEU das Artes estão na reta final
Prefeito apresenta projeto da UPA na região Norte
Com a construção da Cidade Administrativa, outros estudos ocorrem em torno da obra. Será realizada a reforma e reestruturação do Terminal Hortolândia, com melhor acesso e mobilidade para atender a demanda do aumento de público.
Além disso, existe a ideia de ampliar a ligação viária do novo espaço com outros pontos, como ressaltou o arquiteto urbanístico, Araken Martinho. “No local temos a presença da ferrovia e existe um estudo do Estado para que um terminal ferroviário seja instalado novamente nesta região”.
A área será distribuída entre: Hospital da Cidade (31 mil m²), Fórum Cível (20 mil m²), OAB 33º Subseção (3 mil m²), Delegacia 2º DP (1,5 mil m²), Iprejun (2 mil m²), Justiça Federal (7 mil m²), Justiça do Trabalho (5 mil m²) e Delegacia da Receita Federal (6 mil m²), além do Sesi (28 mil m²), que está em construção, e do Ciesp (3 mil m²), que já está instalado no local.
Estavam presentes o delegado da Receita Federal, Antônio Roberto Martins; o diretor do Sesi, Jader Serni; representante do Fórum Civil, Maria Helena Pereira; e o diretor de Ação Política do Ciesp, Maurício Rappa.
Saúde
Seguindo para a área onde será construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na rua Campinas, na Vila Hortolândia, o prefeito analisou o projeto junto com o secretário de Saúde, Luis Carlos Casarin. “Esse é um mini-hospital que atende 24 horas. As UPAs no Brasil têm cerca de 700 metros quadrados. Essa conta com uma área de 2 mil metros quadrados. Será muito bem estruturada”, pontua Casarin.
A UPA da Vila Hortolândia atenderá emergências, possibilitando leitos para observação, Raio-x, laboratório, observação pediátrica, salas de procedimento, consultórios ginecológicos, eletrocardiograma, ambulância do SAMU baseada na Unidade, além de 31 vagas para pacientes.
A visita seguiu para a UBS da Vila Hortolândia, onde o prefeito e o secretário tiveram conhecimento das demandas e discutiram sobre a ampliação da unidade básica.
Mais ação
Passando pelo trecho da Rodovia João Cereser, rua Hamilton Ungaro com avenida Antônio Barzanelli, o prefeito vistoriou as obras de de 766 metros quadrados de pavimentação. “Esse é um trecho que a população pede para ser asfaltado faz tempo. Estamos cuidando de todos os cantos da cidade”, afirma Bigardi.
Acompanhado da secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, o prefeito visitou, no Horto Florestal, o Centro de Atendimento e Cirurgia Animal, de 7,5 toneladas, que a Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobema) recebeu neste mês.
“É o começo de uma mudança significativa no atendimento aos moradores cadastrados que são proprietários de animais. Após a instalação dos equipamentos, deixaremos de atendê-los na rua como acontecia há anos.”
O setor atende cães e gatos cadastrados como entidades de apoio, como protetores individuais ou como beneficiários de programas sociais no município. Com 12,2 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 2,3 metros de altura, teve um investimento de R$ 42 mil.
O Prefeitura em Ação está sob a coordenação do secretário-chefe de Gabinete, Alan Picollo. Participaram das visitas os secretários: de Relações Institucionais, Liraucio Tarini Junior; de Saúde, Luis Carlos Casarin; de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti; de Obras, José Roberto Aprilanti Junior; de Finanças, Pedro Reis Galindo; de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcelo Cereser; de Transportes, Wilson Folgozi; de Negócios Jurídicos, Edson Rocha; além de Jamil Yatim, representando a DAE; Gilberto Novaes, da Cijun; Eudis Urbano, do Iprejun; Marcelo Lo Monaco, da Escola de Governo e Gestão; Adilton Garcia, do Procon; além do vereador Arnaldo Ferreira de Moraes e do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo.
Luiza Ronchi
Fotos: Paulo Grégio
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/06/2024
Prefeitura realiza dia D de Multivacinação e enfrentamento da dengue em duas UBSs da cidade
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
Baixe as fotos desta notícia na resolução original