Novos conselheiros do Compac tomam posse nesta terça (7)

Publicada em 07/04/2015 às 12:35

A reunião ordinária do Conselho Municipal de Patrimônio Artístico e Cultural de Jundiaí (Compac) empossa nesta terça-feira (7) três novos conselheiros eleitos. A escolha dos membros foi realizada na noite dessa segunda-feira (6), numa assembleia no Complexo Fepasa.

VISITE O NOVO SITE DA CULTURA

Fabio Pereira Garcia, estudante de Direito, Jurandir Aparecido Franco, dirigente sindical, e o historiador Carlos Camilo Mourão foram eleitos com a participação de 82 votantes. O diretor Donizetti Aparecido Pinto informa que a posse dos novos membros será realizada na Sala dos Relógios, dentro do Complexo Fepasa, a partir das 19h30. A cerimônia é aberta ao público.

LEIA TAMBÉM
Lançamento do CD da Romaria será nesta quinta (9)
Polytheama volta a ser cinema com ‘O Lucro acima da vida’
Reunião da Cultura discute preparativos para ‘Virada Jundiaí’

Eleição do Compac foi realizada no Complexo Fepasa

Eleição do Compac foi realizada no Complexo Fepasa

O conselho é constituído por 19 membros e três suplentes, dos quais seis são indicados pelo Executivo, sete indicados por associações e seis representantes da comunidade, eleitos em assembleia. O mandato tem duração de dois anos.

A presidente do Compac, Maria Angelica Ribeiro, diz que o número de votantes tem aumentado muito nos últimos anos. “As oficinas que tem ocorrido por conta do Projeto Ponte Torta, do Plano Diretor Participativo e da ampla divulgação tem reavivado o sentimento de pertencimento na população e estimulado a participação”, afirma.

O historiador Carlos Camilo Mourão, um dos eleitos, foi candidato pela segunda vez. “Espero poder contribuir com o Compac e me aprofundar mais sobre a atuação do conselho, podendo ajudar a cidade a conciliar o passado com o futuro“, disse.

A cada reunião, feita toda primeira terça-feira de cada mês, o Compac tem deliberado cerca de 20 processos, como os de reforma, inventário e tombamento.

O que é
Criado em 2007, o Compac é o órgão responsável pela proteção do patrimônio cultural de Jundiaí
. Composto por representantes da sociedade civil organizada e por órgãos e instituições públicas, o conselho reúne-se uma vez por mês, quando são analisados e deliberados os processos de inventário, tombamento, registro imaterial, registro documental e as propostas de intervenção nos conjuntos urbanos protegidos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/04/07/novos-conselheiros-do-compac-tomam-posse-nesta-terca-7/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original