Premiado Andrey Zignnatto abre temporada da Galeria
Publicada em 08/04/2015 às 11:56A mostra “Canteiro de Obras”, com produções inéditas do premiado artista jundiaiense Andrey Zignnatto, estreou nessa terça-feira (7) a temporada de exposições deste ano na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, anexo ao teatro Polytheama.
Em vez de utilizar o processo tradicional de pintura sobre tela, o trabalho de Andrey apresenta intervenções em procedimentos que, em princípio, não seriam imaginados como arte, a exemplo das três obras montadas com o agrupamento de pequenas telas e que serviram como base da marca deixada pela mistura da areia e cimento utilizados na reforma do ateliê. “Trago o que é descartável para uma posição icônica“, explica o artista, auto-didata e pesquisador da arte contemporânea.
LEIA TAMBÉM
Lançamento do CD da Romaria será nesta quinta (9)
Orquestra de Jundiaí abre temporada de concertos 2015
Reunião da Cultura discute preparativos para ‘Virada Jundiaí’
Polytheama volta a ser cinema nesta quinta (9) com entrada franca
Durante uma exposição em 2014, Zignnatto avistou um operário pintando cubos sobre plásticos pretos de proteção, que ficavam marcados pela tinta. “Eu queria ser o compositor, porque ali já havia o pintor”, conta sobre a série composta com o resíduo desse processo da pintura dos cubos. “São interferências que fiz no meio do caminho de construções de coisas que formam o nosso mundo e que originalmente não são pensadas como obras de arte.”
Desde os seis anos de idade, quando foi premiado em um concurso da escola, Andrey já tinha definido o futuro. “Não queria ser bombeiro, nem piloto. Eu queria fazer arte”. Hoje o nome de Andrey é sinônimo de arte contemporânea de alto nível, que circula por galerias de grandes centros, como Inglaterra, Itália, Japão, Holanda e Canadá. “A gente tem certo receio quando expõe fora, mas somos reverenciados. O mundo nos considera criativos“, diz Andrey, revelando um ranking holandês que aponta o brasileiro como o segundo povo mais criativo do mundo.
A diretora dos Teatros da Secretaria de Cultura, Heloísa Oliveira, afirma ser uma honra e um grande orgulho iniciar a temporada com um artista jundiaiense, reconhecido dentro e fora do País.
Até o final do ano, a galeria exibe nove exposições, todas com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e de sábado, das 9h às 13h.
Confira a programação:
De 7 a 27 de abril – Canteiro de Obras, de Andrey Zignnatto;
De 5 a 25 de maio – Comportamento de Risco, de Tchelo;
De 2 a 22 de junho – Corpus in Chronos, de Marco Antonio Scarelli;
De 7 a 27 de julho – Colagens Musicais, de André de Miranda;
De 4 a 24 de agosto – Paisagem Dominada, de Alexandra Urgern-Sternberg;
De 1 a 21 de setembro – Inverine, de Gustavo Torrezan;
De 6 a 26 de outubro – Origami, de Daniele Shirozono;
De 3 a 23 de novembro – Superfícies, de Fábio Leão;
De 1 a 21 de dezembro – Segue o Vento, de Pedro Amora.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original